Fechar Ads

Reforma do PIS e da COFINS: a simplificação vai para a gaveta?

As palavras do Secretário da Receita Federal indicam que o jogo do seu projeto de reforma do PIS e da COFINS é apenas remendar no curto prazo a legislação para consertar as perdas arrecadatórias que o Governo vem sofrendo no Judiciário, empurrando a simplificação para o futuro, a perder de vistas.
Por  Alexandre Pacheco
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Como vem sendo noticiado na imprensa nos últimos dias, o Governo Federal está trabalhando nos bastidores pela reforma do PIS e da COFINS.

Essa movimentação é importante porque estamos falando de dois tributos empresariais que arrecadam R$ 280 bilhões por ano, o que equivale a 20% da arrecadação tributária federal – veja aqui.

Até agora, vinha sendo divulgado que o Governo desejava a “simplificação” do sistema tributário, e que começaria a fazer isso pela unificação do PIS e da COFINS. Ontem, no entanto, foi dado um sinal “truncado”.

O Secretário da Receita Federal informou que já tem um projeto pronto para apresentar ao Ministério da Fazenda e à Presidência da República, para reforma do PIS e da COFINS em dois passos: em primeiro lugar, fazer alterações no PIS, com aumento das possibilidades de crédito pelas compras; futuramente, fazer a unificação do PIS e da COFINS – veja aqui.

A ideia de reformar o PIS e a COFINS em duas fases já foi feita no passado, nos anos de 2002 e 2003. Eis o que aconteceu:

– Problema que existia: Cumulatividade do PIS/COFINS, que incidia em cascata nas vendas (tributo sobre tributo), favorecendo os grandes grupos industriais, que tinham capital para combinar negócios e verticalizar a produção, adquirindo fornecedores e clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– O que o Governo havia prometido: Acabar com a cumulatividade para reduzir os preços ao consumidor e aumentar a produtividade empresarial.

– Medidas corretivas apresentadas: Criação, para as grandes empresas (tributadas pelo Lucro Real), da sistemática de crédito do PIS/COFINS pelas compras, para que esses tributos fossem pagos sobre o “valor agregado”. Ao mesmo tempo, as alíquotas de PIS/COFINS aumentaram de 3,65% para 9,25%.

– Resultados na arrecadação federal: A carga tributária para os setores industrial e comercial foi reduzida, mas, no final das contas, houve aumento da arrecadação (que, em dólar, praticamente dobrou entre 2002 e 2005 – veja aqui).

– Outros efeitos colaterais da mudança: Penalização do setor de serviços, que tem poucos créditos a tomar. Aumento dos preços de produtos importados, que não geram direito de crédito, criando reserva de mercado para a indústria nacional e aumentando os preços ao consumidor. Enxurrada de medidas judiciais, para corrigir as novas injustiças.

O Secretário da Receita Federal diz que na sua atual proposta não há aumento de carga tributária e que somente haverá “simplificação” com a ampliação do direito de crédito pelas compras. Mas se a ideia é aumentar as possibilidades de crédito, o que reduziria a arrecadação de tributos, a compensação dessa perda deverá ser feita com o aumento das alíquotas. Então a questão é saber se essas mudanças aumentarão ou não, afinal, a carga tributária para a Sociedade, como aconteceu no passado. Mas é certo que essa “simplificação” não será significativa em termos de redução do trabalho de apuração dos tributos – será uma simplificação meramente de “conceitos”, mas não de “trabalho” de apuração de tributos.

Recentemente, o Governo sofreu duas perdas em discussões judiciais que tiveram impactos arrecadatórios ainda não divulgados (Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS e ampliação do conceito de insumos para tomada de crédito de PIS/COFINS), e provavelmente a Receita Federal tentará compensar tais perdas com esse seu projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As palavras do Secretário da Receita Federal indicam que o jogo do seu projeto de reforma do PIS e da COFINS é apenas remendar no curto prazo a legislação para consertar as perdas arrecadatórias que o Governo vem sofrendo no Judiciário, empurrando a simplificação para o futuro, a perder de vistas.

Vamos ver se o Ministro da Fazenda “compra” esse projeto da Secretaria da Receita Federal, que aparenta não trazer nenhuma notícia boa para os contribuintes no curto prazo. 

 

Alexandre Pacheco é Advogado, Professor de Direito Empresarial e Tributário da Fundação Getúlio Vargas, da FIA, do Mackenzie e da Saint Paul e Doutorando/Mestre em Direito pela PUC.

Siga Alexandre Pacheco no Linkedin, no Facebook e no Twitter

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

 

Alexandre Pacheco Professor de Direito Empresarial e Tributário da FGV/SP, da FIA e do Mackenzie, Doutor em Direito pela PUC/SP e Consultor Empresarial em São Paulo.

Compartilhe

Mais de Jogo das regras

Jogo das regras

Reforma Tributária: o peso das obrigações legais no Brasil e a chamada “simplificação”

Seria mais prudente manter a essência do sistema tributário como existe hoje, reduzindo obrigações legais e complexidades na apuração de tributos. Eventualmente, criando um tributo temporário, para rápida redução do déficit fiscal e do endividamento, uma vez que o corte de gastos não pode ser feito na velocidade que é necessária para alcançar o rápido equilíbrio das contas públicas.
Jogo das regras

O que impede a redução da carga tributária brasileira

Não é possível reduzir, neste momento, a carga tributária do país, infelizmente. O Brasil gasta muito mais do que arrecada e está no cheque especial. Se reduzir seus tributos, o déficit público poderá aumentar em uma velocidade maior do que os ganhos de produtividade que a redução da carga tributária seria capaz de trazer.
Jogo das regras

O que, de fato, há de errado com os tributos no Brasil?

Obviamente a carga tributária elevada do Brasil é um freio brutal para o desenvolvimento do país, massacrando a população em geral. É um redutor significativo do investimento nacional e estrangeiro, razão de fuga de capitais brasileiros para o exterior e causa de agravamento da pobreza não somente de empresários, mas também da população mais carente, que também paga pesados tributos, e que ainda sofre com o desemprego causado por esse cenário econômico ruim, agravado pela tributação.
Jogo das regras

Reforma Tributária: Guerra de vaidades em 5 fronts

Estamos assistindo a um desejo dos envolvidos na Reforma Tributária de mudar por mudar o sistema tributário, com a disputa pela autoria de ideias supostamente geniais, para que os nomes dos autores que vencerem essa disputa perigosa sejam colocados em uma placa, em manchetes de jornais ou em posts das redes sociais.
Jogo das regras

Os caminhoneiros querem uma dentadura na forma de óleo diesel

Não deixa de ser engraçado ver os críticos dessa situação atacando o Bolsonaro como se ele não tivesse sido eleito por eleitores chantagistas. E como se ele, ainda, não tivesse concorrido com outros candidatos que também prometeram suas dentaduras, em um país que se move por esse racional desde que se começou a praticar eleições por aqui.
Jogo das regras

A Reforma Tributária da Câmara dos Deputados virou pauta bomba

Não se faz Reforma Tributária apenas com ideias e com "articulação política": faz-se com a experiência do corpo técnico do Governo e com números oficiais. E esse ato de prudência é necessário porque uma mudança legislativa dessa envergadura vai afetar milhões de pessoas e milhares de empresas, além de sujeitar os cofres públicos a riscos de perdas arrecadatórias que, em um cenário de déficit fiscal, podem piorar as condições já ruins das contas públicas.
Jogo das regras

Presidente Bolsonaro caminha para a desastrosa tributação dos dividendos

Na eleição passada, quase todos os candidatos a Presidente defenderam publicamente a tributação dos dividendos. Podemos dizer, ainda, que tal solução conta com a simpatia da "classe falante", dos chamados "formadores de opinião". O que surpreende é que a tributação dos dividendos, sendo uma pauta do espectro político da esquerda, tenha sido adotada pelo Presidente Bolsonaro - por isso eu acredito que ele não percebeu as variantes dessa discussão, sendo que ainda há tempo para ele se informar a respeito e arquivar essa ideia ruim.