Blog InfoMoney

IFL-Instituto de Formação de Líderes

Em blogs / economia-e-politica / ifl-instituto-de-formacao-de-lideres

O desafio dos jovens em 2018

O que será que 2018 traz de tão especial?

Assistimos a desmandos, corrupção, decepções políticas, privilégios e brigas por interesses, então o que há pra comemorar no Brasil?

Este é o desafio dos jovens em 2018: dar motivos para acreditarmos no país. Se levarmos em conta a idade mínima para votar de 16 anos e assumir que somos jovens até nossos 39 (perdoem-me os leitores que apesar da idade continuam jovens), temos que aproximadamente 63% da população brasileira é jovem (PNAD/2015). Somos maioria absoluta.

Toda população tem plena consciência do que vivenciamos nos últimos anos e, por pior que possa soar, é através da política que as coisas acontecem. Neste ponto não me refiro a “velha politicagem” que abraça compadres e troca favores e cargos. Me refiro à boa política, de construir soluções em conjunto, engajar pessoas e inspirar o seu melhor. O verdadeiro liderar pelo exemplo.

Somos nós jovens que temos o dever de renovar o Brasil. Através do voto exercemos parte do nosso dever como cidadão, que inclui a conversa franca,  o olhar atento e acompanhamento permanente. Este é o nosso desafio: impactar o maior número de pessoas para que possamos reestabelecer a confiança no país, no brasileiro, e em cada um de nós.

Não será mais um ano de eleição, será um ano de ação! Essa é a possibilidade que 2018 traz a todo brasileiro: agir para renovar suas energias, agir para renovar suas crenças, agir para renovar seus votos com este país maravilhoso, e acima de tudo, agir para renovar nossa liderança política.

Já vimos o estrago que “pouco se importar” e “não se envolver” podem causar, agora chegou a hora de ver a diferença que “cuidar” e “vigiar” podem fazer.

Temos empresários que nos inspiram, temos trabalhadores que nos inspiram, temos professores, médicos, policiais, homens e mulheres, crianças e idosos que nos inspiram. O brasileiro é inspirador em toda a sua criatividade e vigor, afinal, somos brasileiros e não desistimos nunca.

Chegou a hora de elegermos políticos que nos inspiram e este é o desafio de todos os jovens do Brasil, não importa a sua idade.

Rafael Ottaiano é membro honorário do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo - IFL-SP, é empresário e graduado em Direito e Engenharia Civil. 

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

perfil do autor

InfoMoney Blogs

iflsp@iflsp.org

IFL - Instituto de Formação de Líderes

O IFL - Instituto de Formação de Líderes de São Paulo - visa a ser referência nacional na formação de lideranças que impactem a construção de uma sociedade mais livre, que sejam comprometidas com a construção de um Brasil democrático e próspero. Desde 2014 o IFL organiza o Fórum Liberdade e Democracia de São Paulo que tem como propósito alimentar a discussão, engajar a sociedade local e expor alternativas viáveis para mitigar os problemas brasileiros.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog IFL-Instituto de Formação de Líderes

Contato