Fechar Ads

Que tiro foi esse? (Ou a narrativa do PT)

Na terça feira (27), a caravana do ex-presidente Lula foi alvejada por três tiros. Até agora ninguém sabe quem foi o culpado. Aliás, para a narrativa de esquerda pouco importa quem deu os tiros. De preferência, vão preferir que não achem os culpados; para, eles (petistas, psolistas e afins) escolherem um a dedo (vide caso Marielle).
Por  Alan Ghani
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Na terça feira (27), a caravana do ex-presidente Lula foi alvejada por três tiros. Até agora ninguém sabe quem foi o culpado. Aliás, para a narrativa de esquerda pouco importa quem deu os tiros. De preferência, vão preferir que não achem os culpados; para, eles (petistas, psolistas e afins) escolherem um a dedo (vide caso Marielle). Certamente os culpados escolhidos serão “a direita raivosa”, “o Bolsonaro”, “ e a onda conservadora”, com coberta 24 horas de setores da imprensa. A narrativa agora será que “a direita criou um clima de ódio”, “que isso é um ensaio para um governo “Bolsonaro”, e por aí vai.

Se os petistas, com ajuda de setores da imprensa, já colocavam Lula como um perseguido político; agora, vão levá-lo à categoria de Martin Luther King tupiniquim -tudo para arrefecer a pressão popular sobre o STF, e Lula caminhar livre leve e solto. A ideia é sensibilizar principalmente a “direita limpinha” e os “isentões” de plantão. 

Não se deve descartar a hipótese de que o tiro tenha vindo dos próprios grupos ligados ao PT – seja por acidente ou para se criar uma narrativa. Teoria da conspiração? Basta olhar os acontecimentos desde 2014, que chegaremos à conclusão de que o Brasil é a própria teoria da conspiração. Também não se deve descartar a hipótese do tiro ter vindo de pessoas opositoras ao PT. Em caso positivo,é claro que vão transformar o caso isolado como regra de comportamento de todo direitista.

Por fim, por mais que o evento seja lamentável, não se pode misturar as coisas: este episódio não pode contaminar a pressão sobre o STF, tampouco a prisão de Lula.

 

Fiquem atentos à guerra de narrativas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga Alan Ghani no Facebook e no Twitter.

Alan Ghani É economista, mestre e doutor em Finanças pela FEA-USP, com especialização na UTSA (University of Texas at San Antonio). Trabalhou como economista na MCM Consultores e hoje atua como consultor em finanças e economia e também como professor de pós-graduação, MBAs e treinamentos in company.

Compartilhe
Mais sobre

Mais de Economia e política direto ao ponto