Fechar Ads

Você vive no vermelho? Está pagando os valores mínimos da fatura e só vê a dívida crescer? Está desesperado?

Veja aqui algumas dicas básicas de como colocar sua vida financeira em ordem com pequenas alterações em sua rotina e forma de lidar com suas despesas.
Por  Faculdade Fipecafi
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Por Estevão Garcia Alexandre, Denise de Freitas Bittar-Godinho, Marina Martins Brito Cunha

Veja aqui algumas dicas básicas de como colocar sua vida financeira em ordem com pequenas alterações em sua rotina e forma de lidar com suas despesas:

Saber o quanto de dinheiro a família recebe por mês:

Saber realmente o valor líquido de quanto a família possui por mês.

Organizar as contas fixas:

Relacionar todas as contas fixas por mês, como por exemplo: água, luz, gás, condomínio, IPTU, celular, TV por assinatura, etc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Olhar crítico sobre as contas fixas:

Sempre verificar nas contas fixas se existe alguma forma de baratear os valores, como por exemplo: verificar se todos os canais de TV por assinatura estão sendo utilizados ou se o plano de celular é compatível com o que é utilizado por todos da família. Sempre verificar se os concorrentes estão oferecendo melhores pacotes com valores mais atrativos.

Equilíbrio de contas:

É recomendado que os valores das parcelas de financiamento ou dos cartões de crédito se for o caso, não ultrapassem 30% da renda familiar, ou seja, se a renda familiar é de R$3.000,00 estas despesas não podem ultrapassar R$900,00.

Reservas para emergência

É recomendado que exista uma reserva para emergências e que mensalmente seja possível aumentar este valor. O tipo de aplicação deste montante depende do perfil que pode ser: conservador, moderado ou arrojado.  Maiores detalhes sobre estes perfis em uma próxima publicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Estevão Garcia Alexandre é Coordenador dos cursos de graduação em Administração, Gestão Financeira e Processos Gerenciais (Presencial) da Faculdade FIPECAFI. Formado em Administração de Empresas, com especialização em Controladoria e Finanças pela FAAP, Mestre pela FECAP em Administração com Ênfase em Finanças. Possui mais de 18 anos de experiência de mercado nas áreas administrativa, financeira e mercado de capitais em instituições nacionais e multinacionais de renome no mercado e mais 14 anos de experiência na área educacional no ensino superior como professor e coordenador de cursos superiores na área de negócios.

 

Denise de Freitas Bittar-Godinho é Coordenadora do MBA Controller da Faculdade FIPECAFI.Formada em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, com MBA em Finanças pela FIA, Mestranda pela FEA-USP em Contabilidade. Com mais de 10 anos de experiência de mercado em auditoria e controladoria multinacionais, em treinamentos corporativos e coordenadora do curso MBA Controller na FIPECAFI.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marina Martins Brito Cunha é Coordenadora da Pós-Graduação em Contabilidade, Controladoria e Finanças – CEFIN da Faculdade FIPECAFI.

Formada em Economia, com especialização em Administração pela POLI, MBA em economia e setor financeiro pela FEA/USP, Master Degree pela Universidade de Grenoble 2 , Pierre Mendes , França em economia internacional e globalização com ênfase em economia empresarial e engenharia economia, e Mestre em contabilidade e finanças pela PUC-SP. Com 20 anos de experiência no mercado financeiro e de capitais em instituições nacionais e internacionais.

 

Compartilhe

Mais de Painel Contábil

Painel Contábil

Compliance Fiscal: Enfim um olhar diferente do Fisco!

É sabido que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e instável. Esse ambiente, que garante pouca segurança jurídica aos contribuintes, gera um contencioso fiscal de grandes proporções e a percepção de que, por maior que seja o investimento e o esforço, é impossível cumprir todas as obrigações tributárias previstas em nossas leis.