Fechar Ads

O Cadastro Positivo e a Contabilidade Financeira Pessoal

O Cadastro Positivo é um dos fatores importante para a redução das taxas de juros dos empréstimos e financiamentos no Brasil.
Por  Valdir Domeneghetti
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Caras/os Leitoras/es,

O Cadastro Positivo é um dos fatores importante para a redução das taxas de juros dos empréstimos e financiamentos no Brasil.

Hoje em dia, a maioria dos brasileiros sabe o que significa Crédito Consignado, ou seja, é aquele empréstimo concedido a pessoas que recebem pensões / proventos / salários, onde os bancos-financeiras antecipam valores aos clientes e vão descontando mensalmente no seu contracheque (holerite) as prestações.

Por que os juros do consignado são “mais baratos” que o de outras modalidades de empréstimos?

O motivo é bastante simples, os bancos/financeiras embutem no custo dos juros desses empréstimos consignados, uma taxa de risco mais baixa, ou seja, no consignado o número de pessoas que deixam de pagar as prestações é reduzido (o menor nível entre todos os empréstimos para pessoa física).

Melhor esclarecendo !!!Quer dizer que, se o pagamento das prestações de todos os clientes for garantido para bancos-financeiras, a taxa geral dos empréstimos será menor?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Correto !!!

É aí que entra a urgência na implementação do Cadastro Positivo, pois os bancos/financeiras, e também lojas, ao terem acesso a pontualidade dos potenciais clientes, certamente cobrariam juros mais baixos para aqueles que nunca ou raramente atrasam e juros mais altos para aquelas pessoas que sempre atrasam.

Vejam que interessante, haveria uma “PEQUENA REVOLUÇÃO”, quando alguém chega, atualmente, em um banco-financeira ou mesmo uma loja e solicita um empréstimo/financiamento, eles automaticamente consultam se a pessoa tem restrições (SPC, SERASA, protestos, cheques devolvidos, etc.). A partir da regulamentação do Cadastro Positivo deveria haver uma alteração, também consultam se a pessoa paga outras contas no vencimento (bancos, concessionárias de fornecimento de água/energia, carnês de outras lojas, administradoras de cartões de crédito, etc.). O cadastro tem um banco de dados com os pagamentos no vencimento ou em atraso nos últimos 15 anos.

A contabilidade financeira pessoal dos consumidores agradece se efetivamente houver redução das despesas com juros !!!

No mundo inteiro as pessoas/empresas/governos, que pagam pontualmente, são beneficiadas com taxas de juros menores, podemos citar um caso bastante conhecido entre nós, o do próprio Brasil. Em 20/02/1987 (plano cruzado) o governo brasileiro disse que não pagaria seus empréstimos aos credores internacionais (decretou a moratória unilateral), ficamos no “SPC” de países e bancos internacionais por 20 anos (restrição foi “excluída” em 2008 – o País logo voltou a pagar suas dívidas – 09/1988). Nesse período pagávamos altíssimas taxas de juros internacionais. A partir daquele ano (2008) começamos a pagar juros menores pelo fato de termos voltado a honrar nossas dívidas no vencimento (1988). Em que pese certa preponderância desse fato, obviamente houve, além desse, um conjunto de outros fatores responsáveis pela redução dos juros pagos pelo Brasil.

A partir de agosto de 2013, quando o Cadastro Positivo entrou em vigência, houve pouca evolução, pois ainda há uma série de entraves, inclusive culturais para que ele decole e produza resultados a contabilidade financeira dos consumidores (redução das taxas de juros), porém foi um avanço e temos que contribuir para que o mesmo seja efetivamente implementado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo divulgou novas medidas para que, definitivamente, o Cadastro Positivo saia do papel, veja um trecho da matéria da Secretaria do Palácio do Planalto (http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/noticias/2016/12/adesao-ao-cadastro-positivo-sera-automatica), dentre elas está a melhoria na avaliação de riscos e criação de uma plataforma para registrar ativos financeiros

“Com uma melhor avaliação de risco, as instituições financeiras poderão desenvolver mais adequadamente suas estratégias para a liberação de empréstimos e financiamentos, o que vai reduzir a inadimplência. Será criada uma plataforma para registrar ativos financeiros usados como garantia para operações de crédito. Esse ambiente vai centralizar registro de duplicatas mercantis, recebíveis de cartão de crédito e outros. A plataforma vai ainda aumentar a segurança dos credores nas operações de desconto de recebíveis, o que aumenta a oferta de crédito às pequenas e médias empresas e reduz a taxa de juros para elas.”

No próximo post, apresento novo assunto.

Compartilhe

Mais de Painel Contábil

Painel Contábil

Compliance Fiscal: Enfim um olhar diferente do Fisco!

É sabido que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e instável. Esse ambiente, que garante pouca segurança jurídica aos contribuintes, gera um contencioso fiscal de grandes proporções e a percepção de que, por maior que seja o investimento e o esforço, é impossível cumprir todas as obrigações tributárias previstas em nossas leis.