STOCK PICKERS NO AR Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Fechar Ads

OBZ – Como cortar gastos sem comprometer o desempenho empresarial?

Em momentos de crise a ordem geral nas empresas é a de reduzir os gastos, mas, se essa decisão não for bem estruturada, pode levar a consequências desastrosas, que no final das contas, acabarão por destruir o valor da organização. Existem diversas práticas que podem contribuir com o contexto descrito, entre elas, a metodologia de gestão orçamentária conhecida como Orçamento Base Zero (OBZ).
Por  Paschoal Russo
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Em momentos de crise a ordem geral nas empresas é a de reduzir os gastos, mas, se essa decisão não for bem estruturada, pode levar a consequências desastrosas, que no final das contas, acabarão por destruir o valor da organização. Existem diversas práticas que podem contribuir com o contexto descrito, entre elas, a metodologia de gestão orçamentária conhecida como Orçamento Base Zero (OBZ).

O OBZ nasceu na década de 1970 na Texas Instruments Inc., onde se fazia necessário não somente reduzir gastos, mas também a criação de um processo de gestão orçamentária que obrigasse a identificação e análise do que deveria ser feito na organização como um todo, e auxiliasse no estabelecimento de metas e objetivos, e contribuísse com a tomada de decisões operacionais necessárias.

Com base nessas demandas foi elaborada a metodologia do OBZ que tem como peça central a figura do “pacote de decisão” que é composto por elementos que contribuem para que se possa identificar, comparar e avaliar uma atividade, uma função ou uma operação, em separado e de modo definitivo. Essas análises devem considerar as finalidades e consequências de se executar ou deixar de executar a atividade (função, ou operação), as medidas de desempenho dessa atividade, caminhos alternativos, e seus custos e benefícios. Os gastos planejados são determinados com base na atividade que se quer realizar e não com base em informações do passado. De posse de todos os pacotes de decisão propostos por todos os gestores, caberá à administração priorizar quais deverão ser implantados. Observe ainda que o OBZ não exclui a possibilidade de que o orçamento empresarial convencional seja utilizado paralelamente.

Como exemplo de um pacote de decisão, considere que você está avaliando a possibilidade de reduzir os gastos com copias e reprodução em sua organização. Nesse caso todos os processos associados a esse pacote deverão ser revistos, permanecendo somente os que agreguem valor para a organização. As informações disponíveis, obtidas por meio da contabilidade, serão úteis e necessárias, mas não determinarão os novos gastos que serão necessários, mas sim os decorrentes da nova solução. De posse dessas informações você poderá encontrar alternativas para redução de gastos revendo processos e atividades, trocando a propriedade dos equipamentos por aluguel, terceirizando atividades, etc. Você analisará os impactos de fazer e deixar de fazer o conjunto de atividades associadas com esse pacote de decisões. O importante é que você visitará os processos e criará alternativas de redução de gastos sem a redução da criação de valor para a organização.

Não se esqueça: A gestão dos gastos é vital. Mãos à obra.

Paschoal Tadeu Russo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prof. Dr. Paschoal Tadeu Russo faz parte do quadro dos professores do mestrado profissional da Faculdade FIPECAFI. Tem vasta experiência em projetos que integram o OBZ com o Orçamento Empresarial.

Compartilhe

Mais de Painel Contábil

Painel Contábil

Compliance Fiscal: Enfim um olhar diferente do Fisco!

É sabido que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e instável. Esse ambiente, que garante pouca segurança jurídica aos contribuintes, gera um contencioso fiscal de grandes proporções e a percepção de que, por maior que seja o investimento e o esforço, é impossível cumprir todas as obrigações tributárias previstas em nossas leis.