Quem disse que mulher não sabe investir?

Mulheres não levam jeito para cuidar de dinheiro - quem inventou uma coisa como essa? Confira um dos maiores mitos quando se trata de dinheiro e investimentos.
Blog por Carolina Ruhman Sandler  

Você acha que mulher não leva jeito para cuidar do seu dinheiro? Que isso é coisa para homem? Esquece! Ouço muito isso por aí, que o mercado financeiro é lugar de homem. Mas quem vai falar isso para todas as mulheres que andam lotando as salas de MBA dentro e fora do País, para todas as executivas do mercado financeiro e para todas as mulheres que já cuidam ativamente do patrimônio das suas famílias?

  

A mulher é hoje a responsável por 38% dos domicílios brasileiros, segundo o último Censo. Ou seja: ou ela ganha mais do que o marido, ou não tem marido na jogada. A mulher tem hoje maior escolaridade que o homem e cada vez mais acesso a cargos e salários maiores. Ela trabalha tanto quanto eles, pode ganhar tanto quanto eles e gosta de compras muito mais do que eles… Então por que não pode investir seu dinheiro como eles??

  

É a mesma coisa que dizer que homem dirige melhor do que mulher. Quantos casais você conhece que é a mulher a responsável pela direção? São poucos... Então a gente se acostuma a ter eles dirigindo mais vezes do que nós. Com a prática, é batata: por dirigirem mais, eles acabam dirigindo melhor. Com finanças é a mesma coisa. Se a mulher se acostumar a cuidar sozinha dos seus investimentos, vai se tornar cada vez melhor nisso.

  

E ela é boa por natureza na hora de investir. Acabou de ser lançado nos EUA o livro "Warren Buffett Invests Like a Girl" (Warren Buffet investe como uma garota, em tradução livre) de LouAnn Lofton, editora do Motley Fool, um dos principais blogs de finanças norte-americanos. A tese dela é clara: o comportamento do maior investidor do mundo é semelhante a algumas características basicamente femininas, como a paciência para estudar melhor suas decisões e a aversão ao risco, o que tornam o mago de Omaha e as mulheres melhores investidores do que os homens.

 

Segundo o livro, psicólogos e cientistas já comprovaram que a mulher tem o tipo de temperamento que as ajuda a chegar a um sucesso de longo prazo no mercado. Elas gastam mais tempo pesquisando seus investimentos e tendem a tomar menos riscos, diminuindo as chances de cair em armadilhas. Ao mesmo tempo, os homens operam mais frequentemente do que as mulheres, reduzindo o retorno real e aumentando os custos de transação e impostos cobrados. As mulheres escolhem melhor os seus investimentos e confiam neles, sem ficar vendendo e comprando demais.

 

Então, o que você está esperando pra conseguir a sua independência financeira nesse assunto? Você pode aprender tanto quanto ele, mesmo sem gostar de matemática financeira, HP 12C, Excel e afins…

 

Quer contar as suas dúvidas ou a sua história? Conte nos comentários!

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil da blogueira

Carolina Ruhman Sandler é fundadora do Finanças Femininas (www.financasfemininas.com.br), o primeiro site de finanças para mulheres do Brasil.