Fechar Ads

Notícias surreais da bolha dos títulos soberanos

O título de 40 anos do governo japonês está rendendo apenas 0,22%. Quem deixaria seu dinheiro estacionado por quatro décadas para receber praticamente apenas o principal investido? Não importa, porque nos últimos seis meses, esse ativo deu um retorno de 48%. Exato. O papel rende apenas 0,22%, mas como os rendimentos vêm caindo sistematicamente, o que significa que o preço do título sobe, quem comprou o ativo seis meses atrás e viu o juro dele cair, conseguiu revendê-lo agora e realizar um belo ganho.
Por  Fernando Ulrich
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O título de 40 anos do governo japonês está rendendo apenas 0,22%. Quem deixaria seu dinheiro estacionado por quatro décadas para receber praticamente apenas o principal investido?

Não importa, porque nos últimos seis meses, esse ativo deu um retorno de 48%. Exato. O papel rende apenas 0,22%, mas como os rendimentos vêm caindo sistematicamente, o que significa que o preço do título sobe, quem comprou o ativo seis meses atrás e viu o juro dele cair, conseguiu revendê-lo agora e realizar um belo ganho.

Quem investiu no Treasury de 10 anos também teve um retorno excelente nos últimos seis meses, 22%. Estamos falando de seis meses. Não é ao ano, é em 0,5 ano.

Outro dado interessante: bônus de longo prazo do governo da Alemanha emitidos há quatro anos, hoje estão sendo negociados a 200% sobre o valor de face.

Entenderam por que tem valido a pena investir em títulos soberanos que rendem zero ou subzero? Simplesmente porque é alta a chance de eles renderem ainda menos – o que significa que o preço sobe – e poder realizar um ótimo retorno.

Outro evento interessante. Na quarta-feira passada, a Alemanha entrou para a história financeira mundial mais uma vez: emitiu o primeiro bônus de 10 anos com cupom de 0%. Sim, o cupom do título pagará zero por cento nos próximos 10 anos. Nada. Nichts. Keine Zinsen.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dado o momento atual, em que seus títulos com vencimento em 10 anos são negociados no mercado secundário ao redor de zero ou subzero, o governo de Merkel aproveitou a janela para testar o apetite dos investidores (e do Banco Central Europeu) e realizou um leilão com tais títulos de 0% de cupom.

E qual foi o resultado? A fome do mercado foi tanta que os títulos foram arrematados com um juro implícito de 0,05% NEGATIVO. Com a enorme demanda, os investidores se dispuseram a pagar mais que o valor de face, o que significa que receberão de volta menos do que investiram (negative freaking yield).

Mas não se preocupem, está tudo sob controle. O Mario Draghi garante.

Fernando Ulrich Fernando Ulrich é Analista-chefe da XDEX, mestre em Economia pela URJC de Madri, com passagem por multinacionais, como o grupo ThyssenKrupp, e instituições financeiras, como o Banco Indusval & Partners. É autor do livro “Bitcoin – a Moeda na Era Digital” e Conselheiro do Instituto Mises Brasil

Compartilhe

Mais de Moeda na era digital

Moeda na era digital

Fidelity Digital Assets, um novo gigante no mercado de criptoativos

Na última segunda-feira, dia 15 de outubro, a Fidelity Investments -- uma gigante do mercado financeiro americano com US$ 7,0 trilhões de ativos sob gestão -- anunciou sua mais recente iniciativa: a Fidelity Digital Assets, uma empresa voltada a atender clientes institucionais com soluções profissionais de execução e custódia de ativos digitais.