Fechar Ads

A má precificação de risco é o problema central do sistema financeiro mundial

Se pudéssemos resumir em apenas uma frase o grande problema do sistema financeiro mundial atual (e consequentemente da economia mundial), seria este: A má precificação de risco generalizada. The wide-reaching mispricing of risk.
Por  Fernando Ulrich
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Se pudéssemos resumir em apenas uma frase o grande problema do sistema financeiro mundial atual (e consequentemente da economia mundial), seria este:

A má precificação de risco generalizada. The wide-reaching mispricing of risk.

A causa? Sim, são as medidas extraordinárias dos Bancos Centrais desenvolvidos que estão mascarando deliberadamente o risco subjacente.

Por isso, governos endividados até as orelhas conseguem se financiar ao menor custo de toda a história.

Por isso, AB Inbev consegue comprar concorrentes alavancando-se com uma montanha de dívida a um custo irrisório.

Por isso, os bancos italianos estão à beira do precipício repletos de créditos podres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, os americanos conseguem hipotecas com juros ainda menores do que do pico da bolha imobiliária dos anos 2000.

A má precificação do risco é como aquela rede de segurança dos trapezistas. Enquanto a rede está lá embaixo, todos treinam de forma muito mais audaciosa. Mas quando o show é para valer, ele têm de ser muito mais prudentes. Não há rede lá embaixo.

A política dos Bancos Centrais consiste em sinalizar ao mercado que a rede está lá embaixo, e ela é forte, capaz de segurar todo mundo. Mas a verdade é que a rede não passa de uma ilusão.

Fernando Ulrich Fernando Ulrich é Analista-chefe da XDEX, mestre em Economia pela URJC de Madri, com passagem por multinacionais, como o grupo ThyssenKrupp, e instituições financeiras, como o Banco Indusval & Partners. É autor do livro “Bitcoin – a Moeda na Era Digital” e Conselheiro do Instituto Mises Brasil

Compartilhe

Mais de Moeda na era digital

Moeda na era digital

Fidelity Digital Assets, um novo gigante no mercado de criptoativos

Na última segunda-feira, dia 15 de outubro, a Fidelity Investments -- uma gigante do mercado financeiro americano com US$ 7,0 trilhões de ativos sob gestão -- anunciou sua mais recente iniciativa: a Fidelity Digital Assets, uma empresa voltada a atender clientes institucionais com soluções profissionais de execução e custódia de ativos digitais.