À espera de um milagre…
Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
O belo filme estrelado por Tom Hanks (1999) é a síntese perfeita do que está acontecendo no setor automotivo. E, se você não viu o filme (ATENÇÃO PARA SPOILERS), o final será o mesmo! Infelizmente o mocinho morre no final, assim como o setor automotivo que vai sofrer um tombo violento neste ano…
O milagre não virá – não adianta pedirmos uma intervenção divina (seja Deus, Buda, Alá, Maomé, Shiva ou Google); o que estamos verificando atualmente é: qual marca irá sofrer mais ou menos este ano.
Mas, encerrado o primeiro quadrimestre deste ano, o que aconteceu?
O mês de abril terminou com 211,6 mil carros vendidos. Queda de 6,2% sobre o mês de março (225,7 mil) e retração de 24,3% sobre o mês de abril de 2014 (279,7 mil).
Foi ruim? Não; foi péssimo! Esse foi o pior resultado (para o mês de abril) desde 2007!
No acumulado do ano, temos 859 mil carros vendidos contra 1,053 milhão sobre o primeiro quadrimestre do ano passado. Retração de 18,4%.
O quão ruim é isso? Bom… praticamente o setor automotivo está com o mesmo volume de vendas do ano de 2009, quando naquele quadrimestre tivemos 857,3 mil carros vendidos.
Resumo da ópera: Imagine você vendendo a mesma quantidade de seis anos atrás (ou ganhando o mesmo salário de 2009) com um custo – mínimo – de 40% maior?
Antes de voltarmos a falar sobre carros, vou fazer um breve resumo do que acontece com os outros setores da indústria automotiva.
O que é mais preocupante para nós, é a venda de caminhões. Em abril, foram 5,086 caminhões vendidos, pior resultado (para o mês de abril) dos últimos 11 anos. No acumulado do ano, estamos com 24,4 mil veículos vendidos, retração de 41,2% sobre o mesmo período do ano passado (41,5 mil) ou praticamente a metade do que vendíamos nos anos de 2014 e 2013 (média de 48,2 mil). Percebam que o tombo para o pessoal de caminhões é terrível! A situação é tão grave que esse é o pior resultado desde 2006; basicamente as vendas voltaram ao patamar de uma década atrás (se bem que, em 2005, vendia-se mais: 26,6 mil caminhões).
A travada no setor de construção (grandes obras) junto com a falta de repasses do governo federal, asfixia o setor de caminhões de tal maneira que, ultimamente, o que estão presenciando é dia após dia o fechamento de diversas concessionárias. Algumas marcas com foco maior no “varejinho” (caminhões de 3 a 5 toneladas), estão sofrendo menos (Ex.: Ford). Outras, focadas nos caminhões pesados e extrapesados (Volvo e Scania), sofrem barbaridade. Esse mês, as duas marcas venderam 61% a menos do que o mesmo período do ano passado!
O lado perverso do setor de caminhões é que eles puxam para baixo todos os demais como, por exemplo, o setor de implementos rodoviários. Da mesma forma, o setor de máquinas agrícolas está com o pior resultado desde 2007; assim como o pessoal de duas rodas (que vendeu apenas 435 mil motos neste ano), quarto ano consecutivo de queda e o seu pior resultado desde 2006.
Sei que a maioria aponta/comenta sobre a “fictícia” margem de lucro de alguns elos das cadeias automotivas, mas nem todos são assim. O pessoal de autopeças está numa pindaíba, assim como as concessionárias de veículos. Em geral as duas pontas estão indo de mal a pior, e uma ajudando a segurar a alça do caixão do outro.
Mas, voltando ao ponto do interesse de todos, que é o carro. No sofrimento que está sendo o ano de 2015, com um mercado retraindo-se mais de 18%; o que percebemos é: quem fez a lição de casa está se saindo bem! E aí, o velho slogan da SEMP TOSHIBA é extremamente válido para cá: “os nossos japoneses são melhores que os outros”.
Tirando o mercado TOP, e considerando apenas as marcas de volume, só duas marcas estão crescendo em volume de vendas: Honda e Toyota. Crescendo 15% e 7%, respectivamente.
Mas não é só isso… eles estão com o seu melhor resultado de vendas FOREVER AND EVER. Ou seja: ELES ESTÃO BOMBANDO. No caso da Toyota, mesmo trabalhando com produtos de alto valor agregado, está a apenas 0,3 pontos percentuais da Renault; e ainda podem roubar a sexta posição de marca que mais vende este ano. No caso da Honda, o HR-V é um sucesso de “arregalar os olhos”!
Para finalizar, as explicativas para a queda do setor são várias:
Falta de crédito:
Segundo o BC, em fevereiro tínhamos um saldo de carteira para financiamento de veículos na ordem de R$ 205 bilhões. Esse volume é -7,3% sobre o mesmo período do ano passado ou -13% sobre o saldo de 24 meses atrás ou -16% sobre o saldo das carteiras de 36 meses atrás.
Perceberam? O crédito automotivo está numa descendente faz três anos… e, para variar, a inadimplência das carteiras voltou a aumentar no começo deste ano, fazendo com que haja mais dificuldade em obtenção de crédito.
Expectativa do consumidor:
Segundo o FECOMERCIO, em abril o índice dele que vai de 0 a 200 bateu a casa de 101,56. É só o índice mais baixo dos últimos 149 meses… coisa boba! Este índice só não é pior ao resultado de novembro de 2002, período em que o Brasil vivia turbulência político-econômica com a mudança de presidente e o empréstimo ponte do FMI.
E o lado positivo?
Bom… tirando os nossos japas, sinceramente, quem sobrar no final do ano já é um vencedor.
Abaixo, breve resumo do acumulado das vendas nos últimos nove anos.
VENDAS DE AUTOS E COMERCIAIS LEVES – ACUMULADO ATÉ ABRIL | |||||||||
FABRICANTE | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 |
FIAT | 160.057 | 205.961 | 209.129 | 226.145 | 232.131 | 227.083 | 248.464 | 235.044 | 163.758 |
GM | 136.453 | 177.301 | 162.353 | 206.480 | 194.019 | 178.101 | 196.059 | 186.889 | 145.865 |
VW | 149.558 | 182.457 | 202.423 | 206.941 | 218.987 | 210.733 | 215.609 | 181.686 | 136.351 |
FORD | 74.304 | 75.312 | 96.383 | 109.300 | 101.771 | 96.689 | 98.297 | 96.738 | 90.346 |
HYUNDAI | 3.070 | 12.623 | 13.403 | 34.538 | 34.370 | 28.238 | 64.351 | 70.307 | 65.412 |
RENAULT | 20.468 | 34.846 | 31.257 | 46.418 | 53.138 | 68.882 | 63.883 | 70.857 | 59.561 |
TOYOTA | 21.717 | 19.428 | 25.497 | 30.534 | 29.825 | 26.673 | 51.382 | 52.963 | 56.754 |
HONDA | 21.040 | 33.838 | 38.605 | 39.138 | 36.800 | 31.755 | 40.803 | 40.462 | 46.507 |
NISSAN | 2.262 | 6.253 | 7.382 | 10.391 | 16.931 | 35.790 | 25.177 | 20.100 | 19.819 |
MITSUBISHI | 7.339 | 11.151 | 11.666 | 13.472 | 15.612 | 16.177 | 17.873 | 18.619 | 14.985 |
CITROEN | 11.378 | 20.574 | 19.058 | 24.788 | 30.079 | 21.834 | 22.290 | 20.541 | 10.799 |
PEUGEOT | 20.789 | 25.742 | 24.366 | 27.283 | 26.054 | 20.678 | 16.989 | 15.952 | 8.456 |
KIA | 1.276 | 5.363 | 4.641 | 15.046 | 24.978 | 13.872 | 9.957 | 8.016 | 5.904 |
CHINESES | 2 | 174 | 483 | 2.510 | 13.106 | 19.376 | 10.612 | 9.605 | 7.069 |
OUTROS | 5.872 | 8.633 | 10.650 | 16.629 | 21.209 | 20.345 | 21.915 | 24.817 | 27.380 |
TOTAL | 635.585 | 819.656 | 857.296 | 1.009.613 | 1.049.010 | 1.016.226 | 1.103.661 | 1.052.596 | 858.966 |
MARKET SHARE DE AUTOS E COMERCIAIS LEVES – ACUMULADO ATÉ ABRIL | |||||||||
FABRICANTE | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 |
FIAT | 25,18% | 25,13% | 24,39% | 22,40% | 22,13% | 22,35% | 22,51% | 22,33% | 19,06% |
GM | 21,47% | 21,63% | 18,94% | 20,45% | 18,50% | 17,53% | 17,76% | 17,76% | 16,98% |
VW | 23,53% | 22,26% | 23,61% | 20,50% | 20,88% | 20,74% | 19,54% | 17,26% | 15,87% |
FORD | 11,69% | 9,19% | 11,24% | 10,83% | 9,70% | 9,51% | 8,91% | 9,19% | 10,52% |
HYUNDAI | 0,48% | 1,54% | 1,56% | 3,42% | 3,28% | 2,78% | 5,83% | 6,68% | 7,62% |
RENAULT | 3,22% | 4,25% | 3,65% | 4,60% | 5,07% | 6,78% | 5,79% | 6,73% | 6,93% |
TOYOTA | 3,42% | 2,37% | 2,97% | 3,02% | 2,84% | 2,62% | 4,66% | 5,03% | 6,61% |
HONDA | 3,31% | 4,13% | 4,50% | 3,88% | 3,51% | 3,12% | 3,70% | 3,84% | 5,41% |
NISSAN | 0,36% | 0,76% | 0,86% | 1,03% | 1,61% | 3,52% | 2,28% | 1,91% | 2,31% |
MITSUBISHI | 1,15% | 1,36% | 1,36% | 1,33% | 1,49% | 1,59% | 1,62% | 1,77% | 1,74% |
CITROEN | 1,79% | 2,51% | 2,22% | 2,46% | 2,87% | 2,15% | 2,02% | 1,95% | 1,26% |
PEUGEOT | 3,27% | 3,14% | 2,84% | 2,70% | 2,48% | 2,03% | 1,54% | 1,52% | 0,98% |
KIA | 0,20% | 0,65% | 0,54% | 1,49% | 2,38% | 1,37% | 0,90% | 0,76% | 0,69% |
CHINESES | 0,00% | 0,02% | 0,06% | 0,25% | 1,25% | 1,91% | 0,96% | 0,91% | 0,82% |
OUTROS | 0,92% | 1,05% | 1,24% | 1,65% | 2,02% | 2,00% | 1,99% | 2,36% | 3,19% |
TOTAL | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 100,00% |
VARIAÇÃO NAS VENDAS DE AUTOS E COMERCIAIS LEVES – ACUMULADO ATÉ ABRIL | |||||||||
FABRICANTE | 2008 / 2007 | 2009 / 2008 | 2010 / 2009 | 2011 / 2010 | 2012 / 2011 | 2013 / 2012 | 2014 / 2013 | 2015 / 2014 | 2015 / 2007 |
FIAT | 28,68% | 1,54% | 8,14% | 2,65% | -2,17% | 9,42% | -5,40% | -30,33% | 2,31% |
GM | 29,94% | -8,43% | 27,18% | -6,03% | -8,20% | 10,08% | -4,68% | -21,95% | 6,90% |
VW | 22,00% | 10,94% | 2,23% | 5,82% | -3,77% | 2,31% | -15,73% | -24,95% | -8,83% |
FORD | 1,36% | 27,98% | 13,40% | -6,89% | -4,99% | 1,66% | -1,59% | -6,61% | 21,59% |
HYUNDAI | 311,17% | 6,18% | 157,69% | -0,49% | -17,84% | 127,89% | 9,26% | -6,96% | 2030,68% |
RENAULT | 70,25% | -10,30% | 48,50% | 14,48% | 29,63% | -7,26% | 10,92% | -15,94% | 191,00% |
TOYOTA | -10,54% | 31,24% | 19,76% | -2,32% | -10,57% | 92,64% | 3,08% | 7,16% | 161,33% |
HONDA | 60,83% | 14,09% | 1,38% | -5,97% | -13,71% | 28,49% | -0,84% | 14,94% | 121,04% |
NISSAN | 176,44% | 18,06% | 40,76% | 62,94% | 111,39% | -29,65% | -20,17% | -1,40% | 776,17% |
MITSUBISHI | 51,94% | 4,62% | 15,48% | 15,88% | 3,62% | 10,48% | 4,17% | -19,52% | 104,18% |
CITROEN | 80,82% | -7,37% | 30,07% | 21,35% | -27,41% | 2,09% | -7,85% | -47,43% | -5,09% |
PEUGEOT | 23,83% | -5,35% | 11,97% | -4,50% | -20,63% | -17,84% | -6,10% | -46,99% | -59,32% |
KIA | 320,30% | -13,46% | 224,20% | 66,01% | -44,46% | -28,22% | -19,49% | -26,35% | 362,70% |
CHINESES | 8600,00% | 177,59% | 419,67% | 422,15% | 47,84% | -45,23% | -9,49% | -26,40% | 353350,00% |
OUTROS | 47,02% | 23,36% | 56,14% | 27,54% | -4,07% | 7,72% | 13,24% | 10,33% | 366,28% |
TOTAL | 28,96% | 4,59% | 17,77% | 3,90% | -3,13% | 8,60% | -4,63% | -18,40% | 35,15% |