NO AR: Por Dentro do Resultado da IMC (MEAL3): saiba os detalhes dos resultados da empresa em entrevista com CEO

Por Dentro do Resultado da IMC (MEAL3): saiba os detalhes dos resultados da empresa em entrevista com CEO

Fechar Ads

Derrota de Trump enfraquece o dólar globalmente, mas não por aqui!

A reforma da Previdência segura o câmbio porque os agentes não estão seguros de como serão as concessões do Planalto.
Por  José Faria Júnior
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Donald Trump sofreu nesta sexta-feira, dia 24 de março, a sua segunda grande derrota em pouco mais de 2 meses de governo: o primeiro revés ocorreu com a tentativa de barrar a imigração e agora amarga a manutenção do Obamacare. Para fins de entender o movimento do dólar, vou focar apenas nesta segunda questão.

Os mercados ficaram muito eufóricos com a vitória de Trump e o S&P500 (principal índice da bolsa de valores global) subiu mais de 10% em pouco mais de 4 meses basicamente com a crença que Trump iria cumprir três promessas de campanha: corte de gastos, redução dos impostos e incentivos para obras de infraestrutura.

A manutenção do Obamacare reduz o apelo de corte de gastos e o mercado aguarda com muita ansiedade o pacote de corte de impostos, principalmente após Trump comentar no início de fevereiro que este pacote seria divulgado em até 3 semanas – e já se passaram 6 semanas! Assim, estas decepções provocam a atual realização do S&P500 e das commodities, porém acredito que as quedas destes ativos não devem continuar por muito tempo.

Você deve estar se perguntando como isto provoca a queda no dólar, então, vamos lá!

A questão básica é que a confiança dos investidores subiu muito e estes não encontram motivos para sustentá-la tão elevada neste momento, pois Trump não conseguiu mudar o sistema de saúde, uma promessa de campanha. E, assim, há dúvidas se os demais planos irão se sustentar. Ou seja, a confiança sobe primeiro, mas é preciso fatos concretos para mantê-la alta e em alta!

Além desta derrota de Trump, os dados antecedentes referentes ao crescimento do PIB dos Estados Unidos para o primeiro trimestre começam a desapontar:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1-     O modelo econométrico do Fed de Atlanta reduziu suas projeções de 2,5% (em início de fevereiro) para apenas 1% agora;

2-     A prévia do PMI Markit de março caiu e a projeção do PIB utilizando este importante indicador saiu da faixa de 2,0% para a faixa de 1,7%.

Desta forma, e observando as projeções feitas pelo Fed (Federal Reserve – Banco Central dos EUA) no dia 15 de março, a expectativa de aperto dos juros nos Estados Unidos perde vigor e, assim, o dólar cai.

Sobre o Brasil:

Há boas notícias internas, que podem ajudar na manutenção da tendência de queda do dólar:

1-     Continuação da queda dos juros pelo BC (atenção à reunião do Copom no dia 12 de abril);

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2-     Queda da expectativa da inflação, que deverá fechar o ano abaixo do centro da meta (4,5%);

3-     Fluxo de captações das empresas ainda robusto, incluindo IPOs;

4-     Repatriação II, com potencial de regularização de USD 30 bilhões.

Porém, enxergo turbulência à frente:

1-     Risco crescente de desconfiguração da reforma da Previdência. Particularmente, desde o ano passado alerto que o projeto de reforma da Previdência como enviado por Temer não será aprovado. A questão é entender o quanto será desconfigurada. Quanto mais fraca e menos abrangente esta reforma, pior;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2-     Dúvidas sobre a reforma da Previdência nos Estados e municípios, pois a questão ainda não está fechada. Neste final de semana surgiu a ideia que estes entes federativos aprovarem mudanças em suas previdências até 6 meses a reforma da Previdência ser aprovada no Congresso, mas será que é possível acreditar nisto tão próximo das eleições para Governador e deputado estadual?

3-     Manifestações: devemos estar atentos a possíveis manifestações contrárias à reforma da Previdência (e também contra a reforma trabalhista e a nova lei sobre Terceirização). Por enquanto, as ruas seguem relativamente calmas;

4-     Lava Jato e seus efeitos sobre ministros e Congresso.

5-     Processo de cassação da chapa Dilma/Temer no TSE. Deverá ser um julgamento longo e com recursos ao STF.

6-     Agenda externa para os próximos dias:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

30/03 – PIB de 2016 (EUA)

31/03 – PCE, inflação do Fed

03/04 – PMI (China e zona do euro) e ISM (EUA)

05/04 – ADP e ata da reunião do Fed (EUA)

07/04 – Payroll (EUA)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusão:

O cenário externo sugere realização das bolsas e commodities, fato que ajuda a manter o dólar relativamente mais forte por aqui. Porém, como é bastante possível que em breve esta fase de realização fique para trás, o cenário externo tende a ser benigno porque o Fed está menos propenso a subir os juros.

O cenário interno segue como principal risco e as próximas semanas ajudarão a clarear como será a reforma da Previdência, o foco do mercado neste momento. Vamos acompanhar como a comissão especial encaminhará o relatório e a votação na Câmara.

Assim, o dólar/real segue trabalhando no range central de 3,05 – 3,17. Se o Governo tiver sucesso na reforma, poderemos ver o dólar finalmente testando de fato os 3,00 e com chances de queda.

Até a próxima semana!

Compartilhe

Mais de De olho no dólar

De olho no dólar

Trump pode mudar o rumo do dólar no Brasil

Mercado ansioso para acompanhar no dia 11 de janeiro a primeira coletiva de imprensa de Trump, que tomará posse como Presidente dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro. Se Trump mantiver as suas promessas de campanha, há espaço para apreciação do dólar no Brasil.