Fechar Ads

O CISNE TRUMP E O MERCADO

Trump sacudiu com os mercados....mas e daqui pra frente?
Por  William Castro Alves
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Esse tal rally do Trump, ou melhor da bolsa americana em resposta ao Trump nem foi tudo isso…houve todo um estardalhaço e muita balburdia, mas de efetivo mesmo até agora nada…justiça seja feita, muito cedo não tem nem como avaliar…

Mas o tal cisne negro do Trump, até agora não tem sido assim tão porrada para mercados quando analisamos numa perspectiva histórica…

 

BN-RT013_Dshot_NS_20170122222630

Gráfico abaixo compara a performance do S&P após o anúncio do novo presidente até sua efetiva posse. Mr. Hoover, o cara da bolha de 29 segue na dianteira, seguido de Kennedy e Bill.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

É obvio que o cisne negro e loiro deu uma bela chacoalhada e conseguiu trazer recursos de volta para os EUA…dá uma olhada no flow pra lá desde novembro:

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas daqui para frente, o cenário político perde espaço…ao menos em tese…daqui para frente o principal driver para o mercado deve ser o desenvolvimento do treasury bond e o dolar.

 

 

Por lá, o que se fala é que o stock picking é o que vai mandar em 2017! Após um ano desastroso para os fundos e de muita dor de cabeça para os portfolio managers, talvez tenhamos um ano mais tranquilo. Explico: os eventos inesperados ao longo de 2016 elevaram a correlação dos ativos, fazendo com que muitos fundos de hedge entregassem um retorno muito parecido com seus benchmarkings…até por isso acendeu-se uma crítica muito ativa nos EUA sobre eles. Mas o gráfico abaixo sugere que fizeram bottom não é mesmo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Mas o que de fato ele conseguiu foi puxar para cima as expectativas…veja que o Bloomberg Economy Index atingiu o maior nível desde 2001:

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Mas bicicleta que não pedala cai meu filho, portanto, toda a expectativa existente hoje com os tax cuts e estímulos fiscais de Trump puxaram as expectativas de crescimento de earnings nos EUA…logo, é bom que esse negócio dê certo porque se não, vamos ver uma baita de realização no mercado americano!

Dá uma olhada na puxada nas expectativas de earnings segundo o Credit Suisse:

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Mas em geral a economia americana vai bem obrigado…apesar de alguns argumentarem que não é bem assim, Obama pegou os EUA em uma de suas maiores crises de sua história e está entregando o país em boas condições….

A média móvel dos pedidos de auxílio desemprego estão em uma mínima nunca vista desde a década de 70!

 

 

E o CITI Surprise Index alcançou a máxima em 2 anos…sugerindo que economia americana segue para o alto e avante…

 

 

E o Philadelphia Index da semana passada bateu as expectativas:

 

 

E isso é bem importante mesmo, porque alguns dados sugerem algumas fraquezas importantes na economia americana…tais como esse dado que mostra o declínio do business investiment … seria Trump e os coelhos de sua cartola capazes de alterarem essa dinâmica?

 

 

Além disso, a galera do setor industrial acredita que suas políticas poderão ser capazes de mudar a perda de importância relativa do segmento industrial no PIB americano…será mesmo?

 

 

Mas pra isso tem um baita desafio…conseguir competir com os baixos custos do trabalho no México e China….

 

Sobre os EUA, agora começa a hora da verdade..sobe no boato, cai no fato? Será que veremos a máxima de mercado vencendo de novo? Pelo bem do mundo seria melhor que não…seria melhor ver os EUA crescendo e ajudando o mundo a crescer também…

Pra nós emergentes, o que é importante é a questão do fluxo! Com os investidores mais seletivos e esperando as coisas se materializarem, basta não fazermos M que o $$ vem pra cá.

#oremos

Compartilhe
Mais sobre

Mais de The bolsa is on the table