Fechar Ads

BRASIL – REVERSOR INDEX E BOTÃO EJECT?!

Juro que não é esoterismo! Questão é que apesar de não ver nada que justifique uma forte realização de bolsa, o fato é que esse tem sido, historicamente um reversor index perigoso...
Por  William Castro Alves
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Pronto…acabou…o melhor Reversor Index de mercado deu seu sinal…time to go! Apertar o botão EJECT?

 

Cara me deu um frio na espinha que foi até a ponta da unha do dedão quando vi essa capa da EXAME…sério…não é um bom sinal! Ouço no rádio “recue alfa dog, recuar alfa dog, câmbio!”

Por quê? 

Dá uma olhada nesse belo reversor index de mercado (ps: desculpe a qualidade da imagem que tá muito ruim!)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

14908336_1301139969917027_6000425638486253847_n

 

Basicamente quando bolsa é capa da Exame reiterando como investimento ruim é hora de comprar, e quando você balões sugerindo uma festa,…é hora de vender!! 

Junto a isso recebo um email com esse gráfico mostrando que o valor de mercado das cias da Bovespa atingiu sua máxima histórica….

 

valor-de-mercado-das-empresas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

E na hora me vem a mente o gráfico que dividi recentemente no meu Blog a semana atrás do P/L da bolsa batendo máxima….

 

ibovmultiplospe

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sei que é polêmico comentar essas coisas que citei acima…mas é uma questão de ter vivido algumas capas de Exame e ter visto isso acontecer. Veja bem não tenho NADA contra a Exame…de forma alguma. Mas é uma constatação mais emírica do que fundamentalistica. 

mestre-dos-magos

Seriam os “deuses do mercado” querendo me dizer algo?? Buffet ensina que devemos vender ao som dos violinos e comprar ao som dos canhões…é tipo um dizer assim meio mestre dos magos…tu fica pensando e tal e ele desaparece…me pergunto se tá rolando uns violinos aí ou não…tenso!

Veja bem, juro que não é esoterismo!

Questão é que apesar de não ver nada que justifique um temor elevado ou que justifique uma forte realização de bolsa, nem mesmo Trump seria suficiente, a meu ver, para justificar uma postura pessimista com nossa bolsa….mas o fato é que esse tem sido, historicamente um reversor index perigoso…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tem alguns cisnes negros rondando aí e tals…Trump….Cunha…Odebrecht…quem sabe, mas enfim…fico com uma pulga atrás da orelha.

 

Mas, olhando para macroeconomia… 

Um olhar sobre nossa macroeconomia ajuda a fortalecer esse receio…de fato os números da economia Brasileira ainda não demonstrarem nenhuma melhora…isso preocupa cara…já falei que não acredito numa descorrelação eterna de fluxo financeiro e desempenho econômico…alguém tem que ajustar! Ou os números começam a mostrar melhora, ou bolsa cai! 

Veja que o último indicador de dívida/PIB do Brasil segue para o alto e avante…a PEC 241 ainda não entrou ação e mesmo que entre, vai demorar uma pouco pra fazer efeito..

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

 

Não obstante, os números fracos tem feito muito macroeconomista rever suas projeções de PIB para esse e para o ano que vem. Veja o comportamento do Focus…foram 5 semanas seguidas de revisão para baixo no decrescimento desse ano e no crescimento esperado para ano que vem.

 

pibfocus

 

Estamos a 6 trimestres percebendo contração de PIB…questão é que historicamente somos dependentes de crédito e, se esse não flui, como imaginar que o PIB vai subir?!

E o endividamento das famílias começou já a cair, mas é ainda pouco e quando tu olhas o comprometimento de renda da população (o quanto gastam pagando a dívida) o valor é ainda alto, o que preocupa sem dúvida.

comprometimentoderenda

 

Mas enfim….como disse recentemente, WHO CARES?

BRASIL – WHO CARES?

Se tá na capa da Exame é porque é a hora de comprar não é? Rs

Compartilhe

Mais de The bolsa is on the table