INFOMORNING NO AR Vale compra 45% da Cemig na Aliança Energia; Amazon amplia investimento na Anthropic

Vale compra 45% da Cemig na Aliança Energia; Amazon amplia investimento na Anthropic

Fechar Ads

MRV luta contra analfabetismo nas obras

Neste contexto de grandes desafios, tenho especial orgulho pela iniciativa da nossa Construtora, materializada no Programa MRV - Escola Nota 10 e destinada a colaborar com a erradicação do analfabetismo adulto e com o aprendizado profissional.
Por  Rubens Menin
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

A taxa de analfabetismo na população adulta brasileira (pessoas com idade igual ou superior a 15 anos) ainda é muito elevada e essa circunstância, além de impactar diretamente a qualidade de vida, a empregabilidade e a renda dessas pessoas, reduz significativamente a produtividade nacional. De fato, o 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, da UNESCO, que analisou a realidade de 150 países, mostrou que ainda existem no mundo, cerca de 774 milhões de adultos que não sabem ler ou escrever e que 72% desse total concentram-se em um grupo de apenas dez países, que, infelizmente, inclui o Brasil. Aliás, o nosso país ficou na desonrosa posição de 8° maior contingente de adultos analfabetos entre as 150 nações examinadas, ganhando apenas de países muito populosos como a Índia, China e Paquistão, por exemplo.

A mesma fonte reconhece, por outro lado, que houve alguma melhoria nesse quadro mundial, já que a taxa de analfabetismo adulto do conjunto caiu de 24% na década de 1985/1994 para 18% na década de 1995/2004. Mas, esse avanço ainda foi muito pequeno.O mundo (e o Brasil também) precisa avançar mais depressa neste quesito, para que as populações possam sentir os efeitos da melhoria em sua qualidade de vida. Essa urgência já havia sido percebida por especialistas e pelas agências internacionais. Tanto assim, que 164 países reunidos no Fórum Mundial de Educação, realizado em 2000 na cidade de Dacar, concordaram em estabelecer, entre outras metas para 2015, a de reduzir em 50% o contingente mundial de analfabetos. Infelizmente, mais uma vez, já podemos garantir que essa ambiciosa meta não será cumprida, nem no Brasil, nem a nível global.

Partimos de uma base muito ruim: na virada do Século XIX, ou seja, em 1900, a taxa de analfabetismo no Brasil era da ordem de 65,3%.  Mas, a melhoria nacional, ainda que mais lenta do que a desejada, foi auspiciosa no período de 1992 a 2002, quando a taxa de adultos analfabetos decaiu de 17,2% até 11,9%. No período subseqüente, de 2003 a 2011, embora a um ritmo menor, os avanços continuaram e a taxa decaiu de 11,6% para 8,6%. No entanto, o avanço parece ter parado por aí. As análises feitas pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2012 mostraram que o número de adultos analfabetos voltou a subir nesse último ano, tendo alcançado 13,2 milhões de brasileiros, ou seja, uma taxa de analfabetismo de 8,7%. Se, a esses números ruins somarmos o contingente dos analfabetos funcionais (aqueles que conhecem as letras e os algarismos, mas são incapazes de ler e compreender um texto mais longo ou de fazer contas aritméticas menos simples) vislumbraremos as razões do nosso baixo desempenho econômico e dos reais impedimentos à elevação da renda das famílias.

Neste contexto de grandes desafios, tenho especial orgulho pela iniciativa da nossa Construtora, materializada no Programa MRV – Escola Nota 10 e destinada a colaborar com a erradicação do analfabetismo adulto e com o aprendizado profissional. Ao término do terceiro ano do Programa já colhemos resultados que entusiasmam: temos cerca de 50 Escolas implantadas nos nossos canteiros de obras, freqüentadas por 793 operários-alunos que, durante pelo menos duas horas por dia do horário normal de trabalho, trocam as suas ferramentas pelo desafio do aprendizado. Essa iniciativa, fundada na cooperação com fortes e empenhados parceiros, como o SESI – Serviço Social da Indústria, o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, além de alguns sindicatos da Construção Civil (tanto de empregadores como de empregados) permitiu que fossem oferecidos cursos correspondentes ao ensino básico, ao ensino médio e à capacitação especializada em modalidades profissionalizantes (Alvenaria, Pedreiro de Acabamento, Bombeiro Hidráulico, Azulejista, Gesseiro, etc.).

Tenho particular satisfação quando recebo depoimentos singelos, mas tocantes, escritos por esses operários-alunos, descrevendo como o Programa lhes abriu outras e melhores perspectivas de vida, o acesso ao conhecimento e uma visão mais completa do ambiente onde exercem as suas atividades profissionais, além da alegria pela simples aquisição do saber (muitos destacam o aprendizado na lida cotidiana com a própria vida pessoal e familiar). Mas, o sentimento que mais me toca é a percepção de que a nossa Construtora está efetivamente contribuindo, dentro das suas possibilidades, para ajudar a enfrentar um gravíssimo e sufocante problema nacional. Percepção que me deixa, é claro, absolutamente à vontade para cobrar de outros (governo, empresariado e sociedade) uma atitude proativa semelhante.

Compartilhe

Mais de Blog do Rubens Menin

Blog do Rubens Menin

Você Pode Mudar o Futuro

Se existe, hoje, uma certeza largamente majoritária no espírito dos brasileiros, ela é, sem qualquer dúvida, a de que o Brasil precisa mudar. E mudar rápido. Gerações antes de nós – e mesmo a nossa própria – cresceram iludidas com a idéia de que o Brasil seria o país do futuro, ainda que, no presente de cada época, as coisas não corressem tão bem quanto todos gostariam.
Blog do Rubens Menin

Propósito

No mês de maio passado, tive a chance de participar de um extraordinário curso (Executive Program) na Singularity University, organização acadêmica estrategicamente localizada no Vale do Silício, na Califórnia. Já há algum tempo, eu vinha acompanhando o desempenho dessa Universidade, interessado no experimento educacional da instituição fundada pelo icônico Raymond Kurzweil, Diretor de Engenharia da Google e referência mundial para assuntos ligados à Inteligência Artificial. Agora, aparecendo a oportunidade, fui beber diretamente naquela fonte de conhecimentos. Por maiores que fossem as minhas expectativas, a experiência ainda conseguiu superá-las. Não apenas pelos instigantes conceitos do avanço exponencial da tecnologia e o conseqüente alcance próximo dos instantes e eventos característicos da disrupção (mudança completa de paradigmas), como também pelo impacto que isso já vem produzindo – e que produzirá ainda mais, em acelerada progressão – na vida das pessoas e no ambiente das empresas. Além disso, tive a alegria de descobrir os fundamentos acadêmicos para muitas das práticas empresariais adotadas intuitivamente pela MRV. É essa alegria e são essas descobertas que pretendo compartilhar resumidamente, neste tópico, com os eventuais interessados.
Blog do Rubens Menin

Viva a Diversidade!

Somos o país dos desperdícios. Mais do que isso: não sabemos tirar proveito das coisas boas que temos, principalmente quando elas nos foram dadas de presente pela natureza, pelo acaso ou pela história. Muitas vezes, não tiramos proveito delas porque simplesmente não as identificamos e nem as reconhecemos como coisas valiosas. Outras vezes, até chegamos a enxergar o seu valor ou o seu potencial, mas não conseguimos nos organizar para conviver com muitas dessas riquezas e, quase sempre, defendemos idéias atrasadas ou métodos equivocados para considerá-las.
Blog do Rubens Menin

Uma Decisão Estratégica

No próximo dia 18, o Conselho Deliberativo do Clube Atlético Mineiro reunirá os seus 467 membros para uma decisão estratégica. Tão importante, que eu, como atleticano apaixonado e como empresário obrigado pela função a considerar, permanentemente e de forma objetiva, o futuro no planejamento de cada empreendimento, ouso arriscar que esta será a decisão de maior relevância na história do clube. Os conselheiros decidirão se o Galo levará adiante ou não o projeto de implantação de seu próprio estádio, a Arena MRV. Mas, estarão decidindo muito mais do que isso. Os conselheiros decidirão, principalmente, se o Atlético estará ou não entre o limitado número de agremiações consolidadas no – cada vez mais exigente –  cenário futebolístico nacional e mundial.   
Blog do Rubens Menin

Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência voltou a ser o assunto do dia, embora ela nunca tivesse perdido a importância, mesmo quando eclipsada por episódios políticos cobertos pela imprensa com mais sensacionalismo. Na realidade, a nação precisa encarar esse desafio de frente, equilibrar o sistema e garantir a sua perenidade antes que a ruína se torne inevitável.
Blog do Rubens Menin

Uma Omissão Imperdoável

O empresariado brasileiro é composto, em sua grande maioria, por lideranças responsáveis e comprometidas com os princípios da ética e da cidadania que fazem prosperar uma nação.  Por isso, seria natural que essa parcela preponderante – isoladamente ou por meio das entidades de classe – se manifestasse em todas as oportunidades em que esse padrão de comportamento deixasse de ser observado em alguma ocasião especial, por qualquer agente importante.
Blog do Rubens Menin

O Indispensável Estado de Direito

Os constituintes de 1988 tiveram o cuidado de destacar na nossa Carta Magna as assim chamadas “cláusulas pétreas“, ou seja, os dispositivos permanentes que não podem ser eliminados ou substancialmente alterados, nem mesmo por Emenda Constitucional, ainda que esta venha a tramitar regularmente no Congresso Nacional.
Blog do Rubens Menin

Operação Carne Fraca: Lições e Reflexões

Quando se preparavam para encerrar mais uma semana nesta atribulada temporada, os brasileiros foram surpreendidos pelas notícias de uma mega operação deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, na última sexta-feira, sob o codinome de “Carne Fraca“. 
Blog do Rubens Menin

Renda Per Capita Líquida

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – acaba de divulgar os resultados principais das contas nacionais do exercício de 2016, quais sejam, o PIB – Produto Nacional Bruto e seus derivados diretos. O PIB, na realidade, corresponde à soma de todas as riquezas produzidas dentro do território nacional (desconsiderados os recebimentos recebidos do e as remessas enviadas para o exterior). 
Blog do Rubens Menin

2017 vem aí!

É fácil aferir o sentimento dos brasileiros acerca do ano que está terminando. À medida que se aproxima o dia da virada de exercício, as manifestações, íntimas ou públicas, da grande maioria dos nossos patrícios só variam na forma ou no adjetivo de qualificação, mas, em geral, quase todas convergem para uma constatação fortemente depreciativa: vai-se embora um ano que não deixa saudades! De fato, foi um ano em que vivemos turbulências políticas e desastres econômicos sucessivos, que acabaram por produzir uma crise sem precedentes na história da nossa República. Negócios (novos e antigos) foram por água abaixo, setores produtivos inteiros desestruturaram-se, capitais evaporaram ou foram procurar outras plagas, um enorme contingente de brasileiros foi lançado no desemprego, famílias passaram a conviver com o opressivo fantasma da inadimplência, sonhos foram desfeitos e a maior parte da nossa sociedade passou a ostentar uma expressão comum de desalento, insegurança e apreensão.