Conteúdo editorial apoiado por

Reta final: 5,5 milhões de pessoas ainda precisam declarar IR

Em alguns momentos podem ser encontradas dificuldades no acesso ao site do Fisco, por conta da grande procura

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Até as 10h desta terça-feira (29), 19 milhões de pessoas enviaram ao Fisco sua declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2008, ano-base 2007. Segundo nota divulgada pela Receita Federal, 5,5 milhões de contribuintes ainda estão pendentes com suas obrigações.

O conselho é que os contribuintes entreguem o documento o quanto antes. O site do órgão tem capacidade de receber três milhões de prestações de contas por dia mas, mesmo assim, em alguns momentos é possível que sejam encontradas dificuldades decorrentes da quantidade de pessoas tentando acessar o endereço ao mesmo tempo.

Total esperado

É esperado um total de 24,5 milhões de documentos. Praticamente todos serão transmitidos pelo meio eletrônico: menos de 1,5% virá por formulário de papel.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aqueles que preferirem o site da Receita para o envio podem fazê-lo até às 20h da próxima quarta-feira (30), mas quem for entregar o material em agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios deve ficar atento ao horário de funcionamento, que normalmente é comercial.

É preciso lembrar, ainda, que no período de 1h e 5h o sistema de transmissão da declaração pela internet fica fora do ar para manutenção diária. Porém, os programas de preenchimento e envio da declaração podem ser baixados a qualquer hora.

Depois do prazo

Em 2007, mais de 800 mil pessoas atrasaram a entrega. Para este ano, ainda não há previsão de quantos não irão cumprir a obrigação dentro do período estipulado.

Vale lembrar que, após o prazo, o programa continuará recebendo os documentos, só que, automaticamente, gerará uma multa, que vai de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.