Fechar Ads

Afinal, vou fazer dinheiro com o MetaTrader?

Afinal, vou fazer dinheiro com o Metatrader?
Por  Alexandre Wanderer
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Ainda não conheci um trader sequer que tenha entrado no mercado sem o objetivo de ganhar dinheiro.

E é óbvio que todo mundo que vem ao mercado, quer tirar dinheiro dele.

Até aí, tudo bem.

Para ganhar dinheiro no mercado existem milhares e milhares de maneiras. A criatividade dos traders é algo fantástico, e já foram criadas ferramentas, plataformas e estratégias consistentes e vencedoras.

O Metatrader é uma plataforma que se encaixa neste grupo, o de plataformas consistentes e confiáveis.

Ok Alexandre, mas isto não me diz muita coisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Concordo. Não chegamos nem perto de responder a pergunta do milhão de dólares:

  Afinal, vou fazer dinheiro com o Metatrader?

Para tentar responder essa pergunta, faço outras perguntas que você deve responder primeiro:

• Você conhece a fundo as estratégias utilizadas pelo seu robô?

• Você confia nestas estratégias?

• Você usaria estas estratégias se fosse operar manualmente?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você respondeu SIM para todas elas, você está no caminho certo. E logo, mais tenho uma última pergunta para você.

Agora, se você respondeu NÃO para pelo menos uma das perguntas, pare tudo! Temos que mudar algumas coisas.

Primeiro vamos entender o básico. Para aqueles que ainda são iniciantes, é preciso diferenciar o que é plataforma e o que é robô. Um robô é um conjunto de instruções e regras que são executadas automaticamente, conforme os critérios programados pelo seu criador. Existem inúmeros fornecedores de robôs no mercado, e se você tiver conhecimento técnico, pode criar os seus próprios robôs.;

E para que os robôs possam funcionar, eles precisam de uma plataforma que os conecte a um servidor, que por sua vez está conectado com a bolsa. A mais utilizada no Brasil e umas das mais usadas no mundo é o MetaTrader.

Explicado o básico, vamos voltar ao ponto central do nosso assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na primeira pergunta que você fez antes, se você respondeu que não conhece a fundo as estratégias utilizadas pelo seu robô, você provavelmente já tem problemas, ou terá problemas logo a frente. Aqui não estou falando dos robôs fechados, os conhecidos black box ou caixa preta. Este vai ser assunto de um próximo post.

Vamos comparar um robô com uma empresa qualquer.

Se eu apresentar pra você um plano de negócios de uma empresa, onde prometo um determinado lucro, desde que você coloque uma determinada quantia de dinheiro. Você entraria sem mesmo saber do que se trata? Quais produtos serão vendidos? Em que ramo essa empresa vai atuar?

Você provavelmente vai me fazer mais perguntas antes de colocar o seu dinheiro na minha mão.

No mercado financeiro, por incrível que possa parecer, as pessoas colocam seu dinheiro para ser operado por um robô, mesmo que não tenham nem idéia do que ele está fazendo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a chance de isto dar certo? Com certeza são mínimas.

Você deve entender profundamente como o seu robô vai funcionar, como ele entende o mercado, como ele toma decisões, qual o tamanho das operações (tanto de lucro quanto de perda), e isto apenas para começar.

Passando para a segunda pergunta, agora que você já sabe profundamente qual a estratégia do seu robô. Você confia nela? Você já fez uma lista de pontos fortes e pontos fracos da estratégia? Você fica confortável com todos os itens desta lista? É importante você confiar 100%.

E sobre a última pergunta, se a sua estratégia pode ser operada manualmente (aqui óbviamente caem fora os HFTs), você usaria ela se fosse operar manualmente?

Tenho certeza que você está com muitas dúvidas na cabeça. Isto é mais do que normal, e é importante que você reflita sobre o que leu até agora. Provavelmente se você ainda não ganha dinheiro com os seus robôs, é porque questões básicas precisam ser melhor trabalhadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que acontece com a maioria das pessoas, é que elas delegam a responsabilidade de ganhar dinheiro para os seus robôs, ou para criadores dos robôs.

Veja que a única pessoa responsável por lhe fazer ganhar dinheiro, é você mesmo. Ninguém mais. Apenas você. Então se você ainda não está ganhando, sinto muito lhe dizer, mas a responsabilidade é totalmente sua.

Para deixar isto mais claro, quero lhe fazer uma última pergunta.

Digamos que eu lhe dê R$ 1.000.000 para você operar no mercado. O lucro das operações será todo seu.

  Você usaria as mesmas estratégias que está utilizando hoje?

Compartilhe

Mais de Meta trader experiencias

Meta trader experiencias

Você usaria as mesmas estratégias que está utilizando hoje?

Você domina as suas estratégias? O último post, falando sobre ganhar dinheiro com o MetaTrader, lotou a minha caixa de e-mails. De todas as perguntas que fiz naquele post, a mais comentada foi a última. Se você não lembra, foi a seguinte: Digamos que eu lhe dê R$ 1.000.000 para você operar no mercado. O lucro das operações será todo seu.
Meta trader experiencias

Minha conexão com o MetaTrader é rápida o suficiente?

Esta é uma das áreas que mais preocupa os usuários do MetaTrader e, ao mesmo tempo, é uma das mais neglicenciadas pela maioria. Para entender melhor o que você deve fazer, ou até mesmo não fazer, para ter o melhor balanceamento entre custo x benefício, é necessário entender como sua conexão influencia nos seus trades.