Fechar Ads

Erros operacionais no dia-a-dia

No artigo anterior, falamos sobre a necessidade de você ter o seu próprio MetaTrader. Nele respondemos: Por que eu devo usar robôs nas minhas operações? No que eles vão realmente me ajudar? Se você não leu ele ainda, faça isto agora mesmo.
Por  Alexandre Wanderer
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Como já falamos do fator emocional, problema que atinge 99% dos traders no mercado, agora chegou a hora de falarmos sobre erros operacionais.

Você pode ser novato, ou até mesmo experiente no mercado, e os erros operacionais estarão presentes no seu dia a dia. Se você está no mercado, com certeza ao menos um destes erros você já cometeu, e provavelmente mais de uma vez.

• Queria entrar comprado e acabei colocando uma ordem de venda;

• Errei a quantidade da ordem e entrei com posição maior do que gostaria;

• Demorei para colocar a ordem e o mercado já tinha andado demais.

Eu estava certo né, você já cometeu ao menos um deles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia boa é que são erros que todos traders cometem. A ruim, é que operando manualmente você sempre estará sujeito a cometê-los novamente.

Ok, entendi. Mas como o MetaTrader pode me ajudar a não cometer mais erros operacionais?

Primeiro vou contar uma história que aconteceu comigo, mas que muito provavelmente aconteceu com você também. E se ainda não aconteceu, aguarde que logo essa situação vai fazer parte da sua vida como trader.

Há algum tempo atrás, quando eu estava iniciando como trader no mercado, identifiquei um ponto de entrada em PETR4. Naquela época eu utilizava bastante realizações parciais e várias entradas no mesmo ativo. Comprava num determinado preço e já deixava 2 ou 3 ordens alguns centavos abaixo do ponto de entrada, para fazer a famosa pescaria. Se o mercado descesse um pouco mais do que meu ponto de compra, daria para aumentar a quantidade de papéis e melhorar meu preço médio.

Mercado pegou a primeira ordem, e logo em seguiu em direção ao meu alvo. Fez a realização parcial e ficou de lado por praticamente todo o dia. Passei o dia todo acompanhando aquele trade até que no finalzinho do pregão a ordem de take profit finalmente executou.

Você já deve estar imaginando o que deu de errado né?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu esqueci de cancelar as ordens pendentes da minha tentativa de pescar preços melhores. Antes que você pergunte, eu não utilizei ordens com vencimento, portanto elas não foram canceladas pela corretora na virada do dia.

Alguns dias depois, passei um bom tempo tentando entender porque o saldo da minha conta não batia com o meu controle particular. Quebrei a cabeça até que encontrei uma posição em PETR4, que eu não tinha feito.

Caraca, as ordens executaram e eu fui me dar conta só depois de 3 dias.

O prejuízo não foi tão grande assim, mas já foi suficiente para me tirar do sério.

Você já “aprontou” uma dessas? Se ainda não, e se você ainda opera manualmente, as chances de cometer este tipo de erro estão presentes no seu dia a dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando utilizamos plataformas confiáveis e consistentes como o MetaTrader, junto com robôs amplamente testados no mercado e de fornecedores confiáveis (ou desenvolvidos por você mesmo), podemos contar com aliados poderosíssimos na questão de erros operacionais.

O que eu quero lhe mostrar é que quando você tem o seu robô trabalhando para você, acabam as chances de você colocar uma ordem errada. Acabam também as chances de errar o tamanho do lote, como o robô também não ficará pensando antes de colocar a ordem, e não vai fazer você perder oportunidades por demora na colocação da ordem.

Espero que eu tenha conseguido lhe mostrar como os robôs ajudam você a reduzir drasticamente os erros operacionais, deixando a cargo deles a tarefa árdua de fazer as tarefas chatas da gestão de ordens.

Se ainda ficou alguma dúvida, pode mandar um e-mail para alexandre@conarobo.com.br que terei o maior prazer em lhe responder. E se quiser sugerir algum assunto para os próximos posts fique à vontade.

PS: No próximo artigo, vamos falar sobre o terceiro dos fatores fundamentais para você ter definitivamente o seu robô de investimentos: melhoria contínua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe

Mais de Meta trader experiencias

Meta trader experiencias

Você usaria as mesmas estratégias que está utilizando hoje?

Você domina as suas estratégias? O último post, falando sobre ganhar dinheiro com o MetaTrader, lotou a minha caixa de e-mails. De todas as perguntas que fiz naquele post, a mais comentada foi a última. Se você não lembra, foi a seguinte: Digamos que eu lhe dê R$ 1.000.000 para você operar no mercado. O lucro das operações será todo seu.
Meta trader experiencias

Minha conexão com o MetaTrader é rápida o suficiente?

Esta é uma das áreas que mais preocupa os usuários do MetaTrader e, ao mesmo tempo, é uma das mais neglicenciadas pela maioria. Para entender melhor o que você deve fazer, ou até mesmo não fazer, para ter o melhor balanceamento entre custo x benefício, é necessário entender como sua conexão influencia nos seus trades.