Blog InfoMoney

Por dentro Agronegócio

Em blogs / agronegocio / por-dentro-agronegocio

Usinas devem encerrar safra 2016/17 em novembro

No estado de Minas Gerais, por exemplo, 23 das 34 usinas deverão estar com suas atividades finalizadas até o final deste mês

etanol
(Shutterstock.com)

De acordo com o levantamento realizado pela consultoria DATAGRO, 64,7% das usinas da região Centro-Sul devem encerrar as operações da safra 2016/17 até a última quinzena do mês de novembro. Somente na segunda quinzena de novembro é esperado que 22,4% das usinas terminem a moagem nesta safra.

No estado de Minas Gerais, por exemplo, 23 das 34 usinas deverão estar com suas atividades finalizadas até o final de novembro. Até dezembro, a safra 2016/17 deverá ser encerrada em Minas.

O último levantamento da consultoria, finalizado em 25 de outubro, confirma a expectativa de que a safra 2016/17 no Centro-Sul deverá terminar mais cedo do que na temporada anterior, em função da menor oferta de cana no terço final da temporada.

Açúcar

Para a atual temporada, a DATAGRO também prevê um maior mix para o açúcar no Centro-Sul, passando de 44,94% na estimativa anterior para 46,03%. Com isso, a produção de açúcar na região deverá totalizar 34,895 milhões de toneladas, ante estimativa anterior de 34,10 milhões. Consequentemente, o excedente exportável está estimado em 25,954 milhões de toneladas.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

perfil do autor

Guilherme Nastari

É diretor da Datagro desde 2005 e diretor da Associação de Exportadores de Açúcar e Álcool desde 2009. Participou como consultor de diversos projetos ligados ao mercado de açúcar e álcool pela Datagro. É bacharel em Economia pelo Ibmec-SP e mestre em Agroenergia pela FGV.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Por dentro Agronegócio

Contato