Blog InfoMoney

Por dentro Agronegócio

Em blogs / agronegocio / por-dentro-agronegocio

Norte-Nordeste inicia safra de cana com bom ritmo de moagem

Com clima mais seco, usinas da região imprimiram um bom ritmo no processamento

CANA

Com o clima mais seco, as usinas de cana-de-açúcar da região Norte-Nordeste iniciaram a safra 2016/17 imprimindo um bom ritmo de moagem, com 1,692 milhão de toneladas esmagadas na última quinzena de agosto, 43,7% a mais na comparação com o mesmo período da safra anterior.

Segundo dados da consultoria DATAGRO, no somatório da safra, a moagem de cana totalizou 6,350 milhões de toneladas, quase o mesmo volume processado há um ano.

Fruto do maior mix, a produção de açúcar mais que dobrou para 155,8 mil toneladas até a última quinzena de agosto. O maior foco na produção de açúcar também é resultado de investimentos na capacidade de cristalização, como foi o caso da destilaria Miriri, da Paraíba, que passou a produzir açúcar VHP pela primeira vez a partir deste ano.

Contudo, apesar do maior volume processado, a DATAGRO alerta que o aumento de moagem no fim de agosto não significa uma recuperação da safra 2016/17. Mesmo com a antecipação das atividades, a moagem de cana pode ser menor do que o esperado em função do clima mais seco, que tem prejudicado o desenvolvimento dos canaviais.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

perfil do autor

Guilherme Nastari

É diretor da Datagro desde 2005 e diretor da Associação de Exportadores de Açúcar e Álcool desde 2009. Participou como consultor de diversos projetos ligados ao mercado de açúcar e álcool pela Datagro. É bacharel em Economia pelo Ibmec-SP e mestre em Agroenergia pela FGV.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Por dentro Agronegócio

Contato