Maria Fernanda Coelho, presidente da Caixa, pede demissão

Instituição não comenta saída de executiva, atribuída ao negócio com PanAmericano; Jorge Hereda é cotado para a posição

Isabella de Abreu Silva

Publicidade

SÃO PAULO – A Caixa não tem mais Maria Fernanda Coelho como sua principal executiva. Após alegar motivos pessoais, Maria Fernanda anunciou sua saída do cargo durante reunião do Conselho de Administração da instituição na manhã desta quinta-feira (24). 

No entanto, segundo a colunista do Globo, Miriam Leitão, o real motivo da saída é o negócio feito pela Caixa com o Banco PanAmericano (BPNM4), fechado sob sua gestão. “[Maria Fernanda] foi responsável pelo caso mais desastroso feito pela Caixa nos últimos tempos”, disse a jornalista em seu blog, destacando que a executiva sempre se recusou a falar sobre o assunto.

Vale lembrar que, depois da destituição da diretoria do PanAmericano após a fraude, Maria Fernanda foi eleita presidente do Conselho de Administração da instituição. 

Continua depois da publicidade

Rombo
Em novembro de 2009, após oito meses de negociação, a Caixa e o Panamericano assinaram um contrato para a venda de 35% da empresa financeira, até então do Grupo Silvio Santos, para a instituição federal. Meses mais tarde, o Banco Central descobriu um rombo no balanço do banco, informação que vazou para o mercado em novembro de 2010. O valor, que começou em cerca de R$ 2,5 bilhões, chegou a R$ 4,3 bilhões, conforme o último resultado trimestral apresentado pelo PanAmericano. 

O atual vice-presidente da Caixa, Jorge Hereda, é o mais cotado para assumir o comando da instituição. Procurada pelo Portal InfoMoney, a assessoria de imprensa da Caixa não comentou quem irá substituir Maria Fernanda ou as razões para sua saída.