VIX apresenta menor patamar desde a quebra do Lehman Brothers

Após recorde de quase 90 pontos, medida de volatilidade volta a ser negociada em sua "zona ideal" e alcança 25,35 pontos nesta data

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – O indicador de volatilidade demonstrou nesta segunda-feira (29) que os investidores voltaram a mostrar um pouco mais de confiança na recuperação da economia global. Prova disto é o desempenho do VIX (Volatility Index), que marcou 25,35 pontos na tarde desta data, menor patamar desde a quebra do Lehman Brothers, em setembro.

O índice, que mede a sensibilidade do mercado através da mensuração do custo de utilizar opções como garantia contra declínios no Standard & Poor’s 500 Index, chegou a ser negociado pelo recorde de 89.53 pontos em outubro do último ano.

Desde então, o índice de volatilidade do mercado norte-americano iniciou uma tendência de baixa, subsidiado pela eleição do presidente Barack Obama em novembro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O mesmo processo de queda verifica-se no VStoxx, que, como o VIX, mede a sensibilidade do mercado, mas concentra-se no mercado europeu. O índice da Europa chegou a ser negociado próximo da casa dos 90 pontos, mas fechou a sessão desta data a 30.85 pontos.

“Zona ideal”

Com o cruzamento para baixo da média móvel de 50 dias com a média móvel de 200 dias, o VIX voltou a ser negociado na sua “zona ideal”, instalada entre os 20 e 25 pontos.