Veículos: 24% foram financiados por meio do leasing no primeiro semestre

As outras formas de financiamento responderam por 43%, as compras à vista, por 29%, e os consórcios, por 4%

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – De janeiro a junho deste ano, 24% dos veículos comercializados no mercado interno tinham o leasing como meio de financiamento, de acordo com dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).

Já as outras formas de financiamento responderam por 43%, as compras à vista somaram 29%, e os consórcios, 4%.

De acordo com a Fundação Procon-SP, o leasing é bastante utilizado nas compras de veículos zero-quilômetro por apresentar menores taxas de juros e isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Crescimento de 64%

Segundo a Anef, o saldo em carteira das operações de leasing atingiram R$ 43,2 bilhões no sexto mês deste ano, o que representa 64,3% de crescimento sobre junho de 2006, quando o valor era de R$ 26,3 bilhões.

Atualmente, as pessoas jurídicas representam 55% do saldo da carteira do leasing e as físicas, os outros 45%. No entanto, nos últimos doze meses, o crescimento na carteira das pessoas físicas (68%) foi maior do que o das jurídicas (61%).

Caminhões e ônibus

No segmento de veículos comerciais, o que inclui caminhões e ônibus, o leasing respondeu por 28% das aquisições no primeiro semestre do ano. Já as outras formas de financiamento (CDC e Finame) ficaram com 58%, as vendas à vista, com 10%, e os consórcios, com 4%.