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Toyota, a nova líder de vendas do Brasil!

Seguindo a trajetória global da marcas, a Toyota encerrou o primeiro trimestre deste ano, como líder de vendas no mercado "tupiniquim".
Por  Raphael Galante
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Caro leitor, digníssima leitora, não, você não leu errado! A Toyota encerrou o primeiro trimestre deste ano como líder nas vendas de automóveis e comerciais leves. Você deve estar se perguntando:

“Mas a Fiat não se proclama como líder de vendas há quase uma década?”;

“As novas campanhas publicitárias da GM não a colocam como líder de vendas no varejo?”

E agora vem esse blogueiro dizendo que a Toyota é a líder de vendas??

E, no meio dessa loucura toda, afinal de contas, quem está certo?

A resposta é: todos!

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Não ajudei nada, né??

Vou tentar explicar melhor:

  • A Fiat “R-E-A-L-M-E-N-T-E” é a líder de vendas há muito, mas muito tempo mesmo. E o cálculo dela é simples. Veja o quanto cada marca vendeu e vamos fazer um ranking. E a líder de vendas é a Fiat.
  • Já a GM tem um conceito um pouco diferente. Como é a lógica deles? Eles pegam tudo o que foi vendido e retiram desse balaio todas aquelas vendas que foram para um CNPJ. Ou seja, se uma grande locadora como Localiza, Movida ou algum órgão público fez uma grande aquisição, eles retiram esses veículos da conta. Eu gosto deste conceito, pois a venda para CNPJ é mais custo e não realização de desejo. Desejo que eu, você e qualquer consumidor normal tem.
  • E qual foi a ideia mirabolante que esse caboclo teve para apontar que a Toyota é líder de vendas? Simples:

Nós criamos um monstro! 

Por mais que eu goste do conceito da GM, eu fiz algumas adaptações. A primeira, foi abolir o ranqueamento via quantidade. Isso é legal, mas o que presenciamos nos últimos meses, foram lançamentos de veículos de alto e altíssimo valor agregado. Tivemos a Fiat/Toro; Renault/Duster dentro em breve o Nissan/Kicks (que já emplacou 11 carros teste no mês passado) e por ai vai. Além disso, tivemos o lançamento da nova Toyota/SW4, que está um desbunde tanto na qualidade do carro quanto no preço.

E por que isso? Por que as montadoras não vendem quantidade de carros para as suas matrizes. Elas vendem o faturamento que elas pretendem ter. 

Neste cenário, pegamos todos os carros vendidos e qual foi o preço médio praticado pelo mercado (considerando ágio e deságio) para a venda de carros novos.

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Mas isso já fazíamos, e vocês já viram em outros post por aqui, ou seja, estou chovendo no molhado…

Como a economia está ruim e o movimento está meio parado, coloquei todo mundo para ajudar a dar vida a esse meu monstro. O que fizemos? Pegamos todas as politicas comercias de todas as montadoras (trabalhamos com 17 marcas), para saber qual é o desconto médio que ela pratica para a venda a CNPJ. 

Isso é importante? Em alguns casos, esses descontos chegam até a 20%. Baseando-se no que foi escrito na politica comercial, fora dela já vimos descontos bem maiores que esse…

Então a lógica foi aprimorarmos o conceito da Fiat e da GM. Pegamos as vendas de todos os carros, multiplicamos pelo preço médio de mercado praticado para os carros vendidos para pessoas normais e aplicamos a politica comercial para a venda a CNPJ.

O que encontramos?

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 1º TRIMESTRE – 161ºTRIMESTRE – 15DIFERENÇAVARIAÇÃO
TOYOTAR$ 3.398.044.396R$ 2.932.605.249R$ 465.439.14815,87%
GMR$ 3.372.370.274R$ 4.817.143.858-R$ 1.444.773.585-29,99%
FIATR$ 2.923.821.485R$ 5.001.025.390-R$ 2.077.203.906-41,54%
VWR$ 2.530.756.965R$ 4.452.134.180-R$ 1.921.377.215-43,16%
HYUNDAIR$ 2.404.019.569R$ 2.352.855.118R$ 51.164.4522,17%
HONDAR$ 2.359.779.227R$ 2.079.938.109R$ 279.841.11813,45%
FORDR$ 1.805.233.462R$ 2.965.454.468-R$ 1.160.221.006-39,12%
RENAULTR$ 1.475.583.733R$ 1.890.583.412-R$ 414.999.679-21,95%
JEEPR$ 1.147.008.136R$ 46.413.489R$ 1.100.594.6472371,28%
MITSUBISHIR$ 679.806.435R$ 1.331.097.215-R$ 651.290.780-48,93%
NISSANR$ 673.833.830R$ 696.388.051-R$ 22.554.221-3,24%
BMWR$ 419.466.228R$ 652.416.093-R$ 232.949.865-35,71%
CITRÖENR$ 355.363.510R$ 464.279.079-R$ 108.915.569-23,46%
PEUGEOTR$ 354.886.738R$ 305.377.912R$ 49.508.82516,21%
KIAR$ 183.303.283R$ 369.490.607-R$ 186.187.324-50,39%
TOTALR$ 24.083.277.269R$ 30.357.202.229-R$ 6.273.924.960-20,67%

Ok! A diferença da GM para a Toyota é de apenas R$ 20 milhões! Mas ela terminou na liderança. O que vale registrar é que foram poucas marcas que apresentaram bom desempenho. Temos o nosso “novo” trio de ferro (Toyota, Honda e Hyundai), com crescimento nas vendas, a Jeep (mas ela é café-com-leite, pois saiu do nada para alguma coisa) e, surpreendentemente, a Peugeot, que, como diz o seu slogan global, “voltou à corrida”.

Este ano o setor vendeu R$ 24,1 bilhões em carros, contra R$ 30,4 bilhões sobre o mesmo período do ano passado. Queda de R$ 6,3 bilhões, ou retração de quase 21%. 

Qual foi o faturamento (nos mesmos moldes) no ano santo de 2012? R$ 34,4 bilhões, ou seja, estamos vendendo “apenas” R$ 10 bilhões a menos, sobre o nosso melhor ano, que foi logo ali…

Raphael Galante Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva

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