Tóquio, com a nova baixa, atinge menor nível desde novembro de 1982

O índice Nikkei encerrou o pregão com desvalorização de 1,19% e o Hang Seng apresentou leve alta de 0,31%

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A bolsa de Tóquio, com a nova baixa apresentada no fechamento do pregão desta segunda-feira, atingiu seu menor nível de pontos desde novembro de 1982.
Os principais fatores que impulsionaram as perdas foram a má recepção por parte dos investidores dos resultados corporativos da Sony e do anúncio da real dimensão das perdas com os créditos podres dos bancos.

Nesse sentido, o índice Nikkei encerrou o pregão em baixa de 1,19% chegando a 7.608 pontos e com isso o acumulado no ano aponta para forte baixa de 11,32%.

Exportadoras caem, após resultado da Sony

A Sony, gigante dos eletro-eletrônicos, reportou expressivos prejuízos no exercício fiscal terminado em 31 de março, sendo que igualmente revisou suas perspectivas de lucro para baixo no exercício corrente, fazendo desta maneira com que seus ativos se depreciassem em 15,5%.
Assim, a repercussão negativa dos resultados da Sony atingiu grande parte das ações das exportadoras de eletro-eletrônicos japonesas, fazendo com que os papéis da NEC caíssem 0,3%, os da Toshiba perdessem 1,3%, os da Hitachi se depreciassem em 3,8% e os da Matsushita Electric, fabricante dos produtos da marca Panasonic, fechassem em baixa de 0,7%.
Créditos podres chegam a 1,3 bilhões de ienes

Outro setor que seguiu bastante pressionado no pregão desta segunda-feira foi o bancário, já que a Agência de Serviços Financeiros japonesa divulgou os resultados de suas inspeções nos maiores bancos japoneses a fim de estimar as perdas destes com créditos podres, que atingiram 1,3 bilhões de ienes no último exercício, ou seja, cerca de 110 milhões de dólares.

Desta maneira, as ações do UFJ caíram 3,8%, as do MTFG perderam 2,8%, as do SMFG se depreciaram em 3% e as do Mizuho fecharam em baixa de 2,8%.

Em contraponto a estas baixas, os ativos da Japan Vilene, fabricante de máscaras de proteção, subiram 13,9% devido ao aumento da demanda por seus produtos com a expansão da epidemia de SARS.

Hong Kong fecha em leve alta

O índice Hang Seng, da bolsa de Hong Kong, apresentou leve alta de 0,31% no pregão de hoje e atingiu 8.435 pontos, acumulando no ano desvalorização de 9,51%.



%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
H Seng +0,31 8.435 -4,83 -9,51
Nikkei -1,19 7.608 -8,12 -11,32