The Economist afirma que Brasil está preparado para enfrentar crise

País possui maior solidez em comparação a outros períodos desfavoráveis; crescimento pode transformar país em 10 anos

Publicidade

SÃO PAULO – Em sua última edição, a revista The Economist afirma que o Brasil está melhor preparado para enfrentar turbulências, em virtude de forte demanda interna, diversificação de mercados externos e maior solidez monetária.

Embora não acredite que o país está imune aos solavancos por que passa a economia mundial, a revista entende que o país lidará melhor com os problemas, em relação às últimas crises enfrentadas – segundo a matéria, inflação em 2005, crise argentina em 2001 e asiática em 1998.

A independência do Banco Central, o câmbio flutuante e o fato de a dívida pública não ser mais majoritariamente fixada em dólares são fatores elogiados pela publicação, embora ressalte que problemas estruturais – como a alta carga tributária e o gasto público pouco eficiente – impeçam o PIB de crescer a taxas superiores a 5% ao ano.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

País emergente

Todavia, a reportagem ressalta que se o Brasil conseguir evitar os problemas externos, seguindo o caminho traçado pelo crescimento sustentado, poderá transformar-se de forma significativa em dez anos.