Tesla “abre o código” de patentes para impulsionar carros a bateria

Em teleconferência, o executivo afirmou que a montadora não processará empresas que utilizarem as patentes de "boa fé".

Bloomberg

Publicidade

SÃO PAULO – Um dos fundadores da Tesla Motors, Elon Musk disse que as patentes para a fabricante dos carros elétricos Model S serão de “código aberto” e que elas estarão disponíveis gratuitamente. A estratégia tem como objetivo ampliar a adoção de carros movidos a bateria.

Em teleconferência, Musk afirmou que a montadora oferecerá acesso a todas as patentes que apresentou e não processará aqueles que as utilizarem de “boa fé”. Durante a reunião anual da Tesla, o executivo disse que poucas montadoras oferecem veículos elétricos “sérios” e prometeu agir em relação a isso.

“A Tesla Motors foi criada para acelerar o advento do transporte sustentável”, disse Musk no site da empresa norte-americana. “Se abríssemos o caminho para a criação de veículos elétricos atraentes, mas colocássemos minas de propriedade intelectual por onde passamos para inibir os outros estaríamos agindo de modo contrário a esse objetivo”, acrescentou.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Desde 2006, a Tesla definiu o objetivo de ser uma catalisadora para que a indústria automotiva passasse a utilizar eletricidade em vez de petróleo como combustível. Embora a empresa pretenda dar neste ano um impulso de mais de 56% às remessas do sedã Model S, que custa US$ 71 mil, o objetivo de Musk de vender milhares de veículos por ano ainda continua distante.

“O atual sistema de patentes precisa ser reformado, pois ele pode ser um obstáculo para os avanços tecnológicos, afirmou Musk. “Embora essa decisão tenha feito com que alguns executivos da Tesla arregalassem os olhos, ela não prejudicará a companhia, “completou.