Tablet: 34% dos brasileiros ganharam o aparelho de presente

Já a maioria do restante adquiriu o tablet pela internet. Entre os principais usos do aparelho estão a leitura e envio de e-mails

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado de tablets está tão aquecido que a expectativa para os próximos dois anos é de uma venda de 164 milhões de aparelhos. Mas, quais os hábitos dos atuais proprietários dessa máquina? De acordo com pesquisa feita pela Proteste – Associação de Consumidores, 34% dos brasileiros ganharam seu tablet de presente, enquanto que a maioria do restante comprou via internet.

Divulgado na última quinta-feira (16), o levantamento teve o objetivo de conhecer as experiências de mais de 1 mil proprietários de tablets na Bélgica, Brasil, Espanha, Itália e Portugal.

Outro dado da pesquisa é que a maioria dos donos é homem, com uma representatividade de 81,4%. A idade média deles é 46 anos, sendo que, no Brasil, ela cai para 40 anos.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Principal uso é navegação e e-mail
A pesquisa ainda verificou que 64,7% deles usam diariamente seu tablet, sendo que as principais atividades rotineiras são surfar pela web e ler e enviar e-mails. Já as funções menos utilizadas são vídeos e ligações telefônicas, de acordo com a tabela abaixo:

Utilização Uso
 Frequente 
Internet 60,7%
E-mail 40,8%
Revistas eletrônicas 33,1%
Redes sociais 23%
Fotos 21,1%
Jogos 19,7%
Música 19,7%
Livros eletrônicos 17,4%
Vídeos 16,7%
Trabalho 16,4%
Apps 16%
Filmes 9%
Telefone 6,7%

Problemas com os tablets
As maiores dificuldades encontradas pelos usuários em todos os aparelhos foram relativas à estabilidade da conexão de internet, tanto no acesso quanto ao realizar download e upload.

Os proprietários que mais recorrem ao auxílio da assistência são os que apresentam dificuldades para iniciar o tablet (50%) e com problemas de visibilidade na tela (45,7%). Entre as assistências, a do Galaxy Tab7 (Samsung) foi a mais eficiente, ao resolver totalmente 72% dos problemas apresentados.

Continua depois da publicidade

Satisfação
Os modelos mais citados na pesquisa foram os iPad e iPad2, da Apple, e o Galaxy Tab7 e o Galaxy Tab10, ambos da Samsung. Dentre os proprietários, 50% possuem a primeira versão do tablet da Apple e são eles os mais satisfeitos com seus aparelhos.

Em uma escala até 100, o iPad recebeu nota 84,8, seguido pelo iPad2 (83,5) e o Galaxy Tab7 (81,8). Já o sistema operacional mais bem avaliado foi o Apple iOS, com nota 83,3.