Swaps de crédito vão cobrir prejuízos de 1,9 bilhão de euros na dívida grega

Valor foi fixado em leilão realizado nesta data; operação vem após troca de dívida ser classificada como evento de crédito

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – Os contratos que cobrem o risco de inadimplência da dívida grega, conhecidos como CDSs (Credit Default Swaps), vão pagar € 1,9 bilhão aos investidores que entregarem os bônus envolvidos no processo de reestruturação.

Conforme agências internacionais, o leilão realizado nesta segunda-feira (19), para definir o pagamento aos detentores de CDSs, fixou o preço dos títulos gregos em 21,5 centavos de euro.

O montante da dívida pública coberta pelos CDSs é de € 3,2 bilhões e uma vez que os títulos públicos valem 21,75% do valor nominal, os CDSs cobrem prejuízos de 71,85 centavos para cada dólar de dívida coberto pelos contratos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O leilão segue a avaliação da ISDA (Associação Internacional de Swaps e Derivativos, na sigla em inglês) que decidiu classificar, no último dia 9, a troca de dívida grega como um “evento de crédito”, decretando oficialmente o default do país. Dessa forma, esses contratos, que são uma espécie de seguro contra calote, foram acionados.