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SÃO PAULO – As grandes redes varejistas de supermercados trabalham com os cartões próprios, que permitem parcelamentos e descontos nas compras. E os brasileiros parecem estar aderindo à modalidade de plástico, chamada de private label. De acordo com pesquisa do Ibope Mídia – Target Group Index, 48% dos possuidores de cartões de crédito têm algum plástico do tipo.
Em todo o país, o uso de cartão de crédito nas compras efetuadas em supermercados já supera os 10% da população em diversas cidades, em proporção maior em Belo Horizonte e São Paulo, com 13% de representatividade. Na seqüência, estão Curitiba, Fortaleza e Salvador (12%), Brasília (11%) e Rio de Janeiro (10%).
Cartão de débito na seqüência
Na análise das formas de pagamento, ainda é possível detectar que os cartões de débito estão na segunda posição de uso. A proporção maior se encontra em São Paulo, com 9,91% da população, seguido de Salvador, com representatividade de 9,46%, de acordo com os dados abaixo:
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Cidade | Uso de cartão de crédito | Uso de cartão de débito | Uso de cheque |
Brasília (DF) | 11% | 9,05% | 3,41% |
Belo Horizonte | 13% | 8,49% | 1,62% |
Curitiba | 12% | 11% | 1,32% |
Fortaleza | 12% | 2,83% | 0,78% |
Porto Alegre | 13% | 8,47% | 0,71% |
Recife | 10% | 3,95% | 0,56% |
Rio de Janeiro | 13% | 9,46% | 0,54% |
Salvador | 12% | 7,09% | 1,23% |
São Paulo | 13% | 9,91% | 1,33% |
Fonte: Ibope Mídia – Target Group Index
Impulso
Ainda em relação às compras de supermercado, os dados mostraram que 35% da população compra produtos impulsivamente, sendo uma proporção maior entre os homens (32%) do que entre as mulheres (31%). Na análise das classes sociais, a prática é maior nas classes AB (32%) do que nas demais (30%).
Os dados foram coletados entre indivíduos de 12 a 64 anos nas principais regiões metropolitanas do país.