Supermercados: 48% dos portadores de cartão de crédito têm private label

Pesquisa ainda mostra que, em todo o país, o uso de cartão de crédito em supermercados já supera 10% da população

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – As grandes redes varejistas de supermercados trabalham com os cartões próprios, que permitem parcelamentos e descontos nas compras. E os brasileiros parecem estar aderindo à modalidade de plástico, chamada de private label. De acordo com pesquisa do Ibope Mídia – Target Group Index, 48% dos possuidores de cartões de crédito têm algum plástico do tipo.

Em todo o país, o uso de cartão de crédito nas compras efetuadas em supermercados já supera os 10% da população em diversas cidades, em proporção maior em Belo Horizonte e São Paulo, com 13% de representatividade. Na seqüência, estão Curitiba, Fortaleza e Salvador (12%), Brasília (11%) e Rio de Janeiro (10%).

Cartão de débito na seqüência

Na análise das formas de pagamento, ainda é possível detectar que os cartões de débito estão na segunda posição de uso. A proporção maior se encontra em São Paulo, com 9,91% da população, seguido de Salvador, com representatividade de 9,46%, de acordo com os dados abaixo:

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Cidade Uso de cartão de crédito Uso de cartão de débito Uso de cheque
Brasília (DF) 11% 9,05% 3,41%
Belo Horizonte 13% 8,49% 1,62%
Curitiba 12% 11% 1,32%
Fortaleza 12% 2,83% 0,78%
Porto Alegre 13% 8,47% 0,71%
Recife 10% 3,95% 0,56%
Rio de Janeiro 13% 9,46% 0,54%
Salvador 12% 7,09% 1,23%
São Paulo 13% 9,91% 1,33%

Fonte: Ibope Mídia – Target Group Index

Impulso

Ainda em relação às compras de supermercado, os dados mostraram que 35% da população compra produtos impulsivamente, sendo uma proporção maior entre os homens (32%) do que entre as mulheres (31%). Na análise das classes sociais, a prática é maior nas classes AB (32%) do que nas demais (30%).

Os dados foram coletados entre indivíduos de 12 a 64 anos nas principais regiões metropolitanas do país.