Singapura eleva em 1,5 ponto percentual projeção para crescimento do PIB

Revisão anima formuladores de políticas a remover estímulos da economia; previsão para inflação ao fim de 2010 diminui

Luis Madaleno

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro do Comércio de Singapura anunciou nesta sexta-feira (19) um aumento nas projeções para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano. Com isso, as previsões – antes na casa dos 5% – agora apontam para uma elevação de 6,5%. 

No acumulado de 2009 o resultado foi de uma contração de 2,0%, sendo que durante o último trimestre do ano houve uma expansão de 4,0% em bases anuais. 

A “recuperação global que se iniciou no terceiro e quarto trimestre de 2009 têm acumulado momentum e irá se fortalecer durante a primeira metade de 2010”, afirmou o governo do país, disparando ainda que durante o segundo semestre deste ano e o ano de 2011 deve continuar tendo diversos fatores que “lançaram uma sobra no panorama” do período. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Remoção de estímulos
O dado tem sinalizado aos formuladores de políticas evidências de que a recuperação econômica da região encontra-se em curso, animando-os quanto à remoção das medidas de estímulos implantadas durante a crise global. 

O temor da ilha agora recai sobre o passado, uma vez que apenas na última década ocorreram três recessões em sua economia, alarmando o governo a adotar medidas que visem o crescimento sustentável do país. Uma delas seria incentivar o setor de serviços. 

Inflação
Além da elevação nas projeções do PIB, o governo revisou também a inflação ao fim de 2010, que passou de uma faixa entre 2,5% e 3,5% para uma que oscila entre 2,0% e 3,0%.