Produção industrial: 11 das 14 regiões tiveram expansão em abril

IBGE revelou ainda que o destaque positivo ficou com o Amazonas, que apresentou uma alta de 13,8% na produção

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Confirmando o bom desempenho da indústria brasileira em abril, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta terça-feira, dia 15 de junho, a sua Pesquisa Industrial Produção Física – Regional, verificando que houve uma elevação da atividade da indústria em onze das catorze regiões pesquisadas.

O destaque ficou com a indústria do Amazonas, que apresentou forte expansão de sua produção tanto em abril como no primeiro quadrimestre, segundo os dados do IBGE.

Eletrônicos impulsionaram produção no Amazonas

No caso da indústria amazonense, o excelente desempenho alcançado nos primeiros quatro meses de 2004, um crescimento de 15,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, deveu-se, predominantemente, à performance da indústria de materiais eletrônicos e comunicação, que cresceu 41% na mesma comparação com destaque para a produção de televisores e telefones celulares.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda considerando os dados referentes ao primeiro quadrimestre de 2004, um outro estado que obteve um bom desempenho foi São Paulo (+8,4%), influenciado basicamente pelo aumento da produção no setor de veiculos automotores (+33,7%) além de máquinas e equipamentos (+22,9%).

Rio de Janeiro é único que não teve alta na produção

A indústria do Rio de Janeiro, por sua vez, teve seu desempenho prejudicado em abril de 2004 especialmente pela indústria de extração (-8,3%), em função da produção de petróleo que vem passando por paradas programadas desde o início do ano. Deste modo, em abril foi verificada uma retração de 4,0% em relação ao mesmo mês de 2003. Outros destaques ficam para as indústrias de produtos farmacêuticos (-28,3%) e para a indústria de produtos químicos (-17,2%).

Ainda levando em conta o desempenho no mês de abril frente ao mesmo mês do ano anterior, com relação ao desempenho dos estados de maior peso para o índice nacional, ao contrário do Rio de janeiro, a indústria paulista registrou uma alta de 10,7%, conforme os dados divulgados pelo IBGE. Destaque, neste sentido, para as indústrias de veículos automotores.