PayPal abandona projeto da Libra, criptomoeda do Facebook

A empresa de pagamentos disse que ainda "apoia as aspirações de Libra" e que continuará fazendo parceria com o Facebook

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Um dos principais nomes por trás do projeto da criptomoeda Libra, o PayPal se retirou nesta sexta-feira (4) da Libra Association, criada pelo Facebook.

“O PayPal tomou a decisão de renunciar a sua participação na Libra Association neste momento e continuar concentrando-se no avanço de nossas missões e prioridades de negócios existentes, enquanto nos esforçamos para democratizar o acesso a serviços financeiros para populações carentes”, disse a empresa em comunicado.

A empresa de pagamentos disse que ainda “apoia as aspirações de Libra” e que continuará fazendo parceria com o Facebook no futuro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Libra Association é composta por quase 30 grandes empresas, que se uniram para ajudar a governar a nova criptomoeda lançada pelo Facebook. David Marcus, que lidera o projeto no Facebook, é ex-presidente do PayPal.

Segundo informações do Wall Street Journal, o grupo por trás da rede global de pagamentos em moeda está se fragmentando. A Visa, Mastercard e outros parceiros financeiros que aderiram estão “reconsiderando” o envolvimento no projeto após a reação de funcionários do governo, disse o jornal, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

Desde que foi anunciada, em junho, a Libra foi alvo de bastante debate. No caso do Facebook, por estar à frente do projeto, chamou a atenção de membros do comitê financeiro do congresso dos EUA, reguladores globais e especialistas do setor, que questionam a motivação da rede social em lançar este projeto.

Continua depois da publicidade

Entre os críticos, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que a Libra levanta “sérias preocupações com privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor, estabilidade financeira” e o Fed lançou um grupo de trabalho para examinar o projeto.

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.