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SÃO PAULO – Equipamento importante e obrigatório em veículos que transportam carga perigosa, estudantes, passageiros e caminhões com peso bruto acima de 4,5 mil quilos, o cronotacógrafo deverá ter certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Por meio de uma parceria firmada entre o órgão de certificação e o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), o aparelho será testado e deverá receber o selo. O equipamento funciona como uma “caixa preta” desses veículos, registrando a velocidade, o tempo de direção e a distância percorrida. Sua instalação é obrigatória há 20 anos.
Prazos
Até o final deste ano, os veículos que transportam produtos perigosos, os escolares e os de passageiros coletivos em geral deverão passar pelos postos. O prazo para veículos que transportam produtos perigosos terminou no dia 31 de agosto.
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No dia 31 deste mês, termina o prazo para que os escolares realizem a certificação. Já os veículos coletivos de passageiros em geral têm até o dia 31 de dezembro para passar nos postos. Veículos de carga pesada em geral têm um prazo maior, até dezembro de 2010.
Os veículos deverão realizar ensaios que comprovem o correto funcionamento do cronotacógrafo nos postos credenciados pelo Ipem. Quem ainda não possui a selagem necessária dos seus instrumentos deve, primeiramente, comparecer a uma das oficinas cadastradas.
A relação dos postos e oficinas, além de informações de prazos e dúvidas, estão no site criado para a inspeção: www.cicma.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo.