Inmetro certifica “caixa preta” de veículos que levam carga perigosa e passageiros

O equipamento que registra a velocidade, o tempo de direção e a distância percorrida pelo veículo deverá receber selo

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Equipamento importante e obrigatório em veículos que transportam carga perigosa, estudantes, passageiros e caminhões com peso bruto acima de 4,5 mil quilos, o cronotacógrafo deverá ter certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Por meio de uma parceria firmada entre o órgão de certificação e o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), o aparelho será testado e deverá receber o selo. O equipamento funciona como uma “caixa preta” desses veículos, registrando a velocidade, o tempo de direção e a distância percorrida. Sua instalação é obrigatória há 20 anos.

Prazos

Até o final deste ano, os veículos que transportam produtos perigosos, os escolares e os de passageiros coletivos em geral deverão passar pelos postos. O prazo para veículos que transportam produtos perigosos terminou no dia 31 de agosto.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No dia 31 deste mês, termina o prazo para que os escolares realizem a certificação. Já os veículos coletivos de passageiros em geral têm até o dia 31 de dezembro para passar nos postos. Veículos de carga pesada em geral têm um prazo maior, até dezembro de 2010.

Os veículos deverão realizar ensaios que comprovem o correto funcionamento do cronotacógrafo nos postos credenciados pelo Ipem. Quem ainda não possui a selagem necessária dos seus instrumentos deve, primeiramente, comparecer a uma das oficinas cadastradas.

A relação dos postos e oficinas, além de informações de prazos e dúvidas, estão no site criado para a inspeção: www.cicma.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo.