Iberdrola adquire 99,68% do capital social da Elektro por US$ 2,4 bilhões

Operação poderá ocasionar reflexos positivos na Cemig e na CPFL, já que reduz o risco de consolidação para as empresas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A Elektro Eletricidade e Serviços (EKTR4) celebrou na noite da última quarta-feira (19) um contrato de compra de ações com a espanhola Ibedrola Energia do Brasil, a qual irá adquirir 99,68% do capital social da Elektro pelo valor de US$ 2,4 bilhões, logo após as devidas aprovações regulatórias, como a da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“Essa aquisição reforça a aposta da Iberdrola por um dos países com o maior potencial de crescimento da região, o que lhe permitirá, em um futuro, caso se apresentem oportunidades atrativas de negócio, a seguir incrementando a sua presença no Brasil”, comunicou a empresa.

Reflexo na Cemig e CPFL
No início do mês, o analista Ricardo Corrêa, da Ativa, havia indicado que a possível negociação entre as empresas seria positiva para a Cemig (CMIG4) e para a CPFL (CPFE3), devido à redução do risco de consolidação para ambas as empresas. “(…) Esta operação implicaria risco para as interessadas em função da combinação do tamanho da operação e do provável custo elevado da aquisição”, escreveu em relatório.