Eletroeletrônicos: com 11,5 mil novas cotas, consórcios registram recorde

Para a Abac, confiança do consumidor aumentou e, com ela, o desejo de adquirir bens duráveis

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – O número de consórcios de bens móveis duráveis, como eletroeletrônicos, está em expansão. Em junho, as vendas de cotas registraram número recorde, com 11,5 mil vendas.

Segundo estudo da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), o primeiro semestre deste ano também apresentou resultados positivos, com 57 mil cotas, um aumento de 5,6% frente ao mesmo período do ano passado, quando 54 mil cotas foram comercializadas.

Para o presidente executivo da Associação, Paulo Roberto Rossi, a melhora no cenário econômico fez a confiança do consumidor aumentar e, com ele, o desejo de adquirir bens. “De forma planejada, utilizando o consórcio como poupança, e com os incentivos dados pelo governo, o consumidor tem aderido aos grupos de consórcios de eletroeletrônicos”, ressalta.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Comercializações e contemplações

Enquanto as vendas de cotas registram recordes, o número de participantes e contemplações continua em queda.

Entre janeiro e junho deste ano, as contemplações (momento em que os consorciados têm a possibilidade de adquirir os bens) caíram 28,8%, passando de 34,8 mil entre janeiro e junho de 2008 para 25 mil em igual período deste ano.

No sexto mês do ano, o número de participantes foi de 114 mil, 18,9% menor que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando existiam 140 mil participantes.

Continua depois da publicidade

Hoje, há mais de 3,67 milhões de participantes no Sistema de Consórcios, que ingressaram no sistema para adquirir todos os tipos de bens, como veículos, imóveis e serviços.