Dia das Mães: 38% dos paulistas não vão comprar presentes

Levantamento da Fecomércio-SP mostrou ainda que entre os que irão presentear, o valor médio da compra ficará em R$ 34,22

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Levantamento realizado pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio-SP) revelou que uma parcela significativa dos consumidores da região metropolitana do Estado não irá comprar presentes para o Dia das Mães no próximo domingo, dia 11 de maio.

De acordo com a pesquisa, 38% dos entrevistados disseram que não irão presentear suas mães, enquanto a maioria, 58,28%, dos consumidores confirmou a compra do presente nessa data. Uma parcela menor de consumidores indecisos (3,79%) disse não saber se gastará, ou não, com presentes no próximo domingo.

Para os que se mostraram dispostos a comprar presentes no Dia das Mães, os preços médios dos artigos ficarão em torno de R$ 34,22, conforme o levantamento da Fecomércio. Isto indica que mais uma vez o desemprego, inflação e queda do poder aquisitivo da população, levarão os consumidores a apostarem nas “lembrancinhas” como presente.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Maioria vai presentar com semiduráveis

Ainda de acordo com a pesquisa, 57,93% dos entrevistados disseram que presentearão suas mães com bens semiduráveis, como vestuário e calçados, já que estes produtos costumam ter preços mais acessíveis quando comparados aos artigos duráveis, como eletrodomésticos ou eletroeletrônicos.

Como era de se esperar, as flores estarão presentes nas casas das famílias paulistas, já que 13,94% dos entrevistados as escolheram como o presente preferido. Em seguida, estão os perfumes e cosméticos (10,58%) que certamente agrada qualquer mãe. Por último, os CDs, entre os consumidores, responderam por 9,38% do total de entrevistados.

Já em termos de intenção de presente, a pesquisa revelou que as mulheres preferem presentear suas mães com artigos de uso pessoal, enquanto os homens, que acabam sempre comprando o presente na última hora, optam por objetos de utilidade para o lar.

Continua depois da publicidade

Pagamento à vista

Em razão do valor médio das compras ser relativamente baixo, boa parte dos entrevistados disse que pagará as compras à vista (46,38%), ao passo que os demais consumidores que participaram da pesquisa afirmaram que pagarão suas compras no cartão de crédito (21,1%), cheque pré-datado (11,05%) e carnês (3,94%).