Conteúdo editorial apoiado por

Corretores de seguros estão ganhando comissão menor, garante pesquisa

Comissão média de corretagem na carteira de automóveis caiu de 23,5% para 17,5% nos últimos 10 anos; situação deve se estabilizar

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A comissão média paga aos corretores de seguros, especialmente na carteira de automóveis, vem caindo ano após ano, de acordo com estudo realizado pelo consultor Francisco Galiza e divulgado pelo CQCS (Centro de Qualificação do Corretor de Seguros).

Segundo o levantamento, a partir de 1995 essa modalidade de comissão, cujo percentual girava em torno de 23,5%, passou a 17,5% no final do ano passado.

Galiza informa que o período entre 2001 e 2002 foi o único nesta série que não houve qualquer variação. Naquela oportunidade, as comissões permaneceram um pouco acima de 18%.

Newsletter

Segura Essa

Cadastre-se e receba semanalmente as principais notícias que você não pode deixar de saber sobre o universo dos seguros de um jeito rápido e fácil

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Momento atual é de estabilidade

De acordo com a pesquisa, esse período de perdas já teria passado e a tendência agora é de estabilização. Ele lembra, contudo, que investir nos estudos pode ser uma boa oportunidade para elevar a renda do corretor.

É que o mesmo consultor produziu uma pesquisa que avaliou a remuneração em função do nível de estudo. O resultado garante que o corretor de seguros que concluiu um curso universitário costuma ganhar mais que os concorrentes em todas as faixas de renda da categoria.