Conglomerados cripto exigem “atenção regulatória urgente”, dizem autoridades europeias

O colapso da exchange de criptomoedas FTX e a turbulência do mercado estão preocupando os guardiões da estabilidade financeira

CoinDesk

Publicidade

A Financial Stability Board (FSB, na sigla em inglês), uma entidade internacional apoiada por bancos centrais que é encarregada de monitorar o sistema financeiro global, pediu nesta quinta-feira (10) uma ação urgente para regular os conglomerados de criptomoedas.

A mensagem é o mais recente sinal de que a turbulência do mercado cripto, gerada em parte pelo recente colapso da exchange de criptomoedas FTX, significará a adoção de novas regras para o setor, dada sua crescente influência sobre os mercados financeiros convencionais.

“À luz dos desenvolvimentos recentes, as finanças descentralizadas (DeFi), as plataformas de trading e os chamados conglomerados de criptomoedas e as exchanges que integram verticalmente múltiplas funções merecem atenção regulatória urgente”, disse a FSB em comunicado após uma reunião em Lisboa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O grupo, presidido por funcionários do banco central sueco e do Tesouro do Reino Unido e composto por autoridades financeiras da França, Alemanha e União Europeia, sugeriu que tomaria como modelo um plano regulatório recente da FSB que poderia forçar os conglomerados a se separarem e as stablecoins a centralizarem a governança.

A FSB foi responsável por uma série de regulamentações globais para o setor financeiro após a crise de 2008. Embora as autoridades tenham alertado que o mercado cripto pode ser arriscado para os investidores, elas minimizaram a ameaça ao sistema financeiro como um todo, já que a turbulência no setor de moedas digitais geralmente não se espalha para o setor bancário ou de seguros – mas isso pode mudar em breve.

Os participantes foram informados sobre as “interligações crescentes entre os mercados de criptoativos e o sistema financeiro tradicional”, disse o comunicado.

Continua depois da publicidade

Revelações feitas pelo CoinDesk na semana passada sobre a relação da FTX com sua empresa-irmã Alameda Research levaram a uma crise de liquidez, uma oferta de resgate agora abandonada pela exchange Binance e uma promessa de encerrar a Alameda, embora o CEO do negócio, Sam Bankman-Fried, tenha dito que a empresa permanece solvente.

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil