Chromecast e Google Home apresentam falha que informa localização do usuário

O problema é que os hackers podem ter acesso às informações que o Google sabe 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O Google Home, serviço inteligente concorrente do Amazon Echo, e o Google Chromecast, serviço que transforma qualquer TV em uma Smart TV, podem revelar a localização do usuário para hackers, segundo uma empresa de segurança Tripwire.

O Google sabe onde você está se tiver um Chromecast ou um dispositivo doméstico do empresa – isso não é novidade. O problema, no entanto, é que o método de que Young demonstra, mostra que os hackers podem ter acesso às informações que o Google sabe. Segundo Tom’s Guide, a companhia está trabalhando para consertar o problema, mas pode demorar pelo menos um mês.

Craig Young, pesquisador da empresa e responsável pela descoberta, explicou que uma técnica chamada “religação de DNS” permite que um site ou anúncio malicioso tenha acesso a dispositivos na rede doméstica de um usuário.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com o acesso a rede, o site malicioso pode obter uma lista das redes Wi-Fi que um dispositivo Google Home ou Chromecast “vê” e usar a função de triangulação de ponto de acesso do Google Maps para determinar onde o aparelho está localizado.

“Tenho conseguido localizações de forma consistente a cerca de 10 metros do dispositivo”, disse Young, segundo o site. Não se sabe quais países os hackers têm acesso ou são alvos da operação, mas a denúncia foi feita nos EUA. 

Com as informações que o Google tem em mãos, os criminosos podem aplicar diversos tipos de golpes – que não sabemos quais prejuízos trariam. 

Continua depois da publicidade

O que fazer

Segundo Young, você pode minimizar o risco de ser localizado segmentando sua rede doméstica e colocando dispositivos em uma rede separada de seus computadores. Se o seu roteador permitir que você crie uma rede de convidado, faça isso e mova todos os seus dispositivos inteligentes, incluindo dispositivos Chromecasts ou Google Home, para ela. Mantenha seus PCs e impressoras na rede principal. 

Quer investir seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.