Bolha imobiliária: bom sinal do Existing Home Sales é apenas aparente

Apesar do número de casas usadas vendidas em outubro ter ficado acima do esperado, preços registraram queda recorde

Publicidade

SÃO PAULO – O número de vendas de casas usadas nos EUA – Existing Home Sales – somou 6,24 milhões no anualizado de outubro, ficando acima das vendas de 6,14 milhões esperadas pelo mercado e do registrado no mês anterior (6,21 milhões). Um sinal tranqüilizante para os preocupados com o eventual estouro da “bolha imobiliária” na maior economia do mundo, certo?

Não exatamente. Muito embora tenha havido uma performance positiva da quantidade de imóveis vendidas, o preço médio das residências caiu pelo terceiro mês seguido e registrou sua maior variação negativa da história.

Quebrando recorde

A National Association of Realtors informou que o preço médio de uma casa vendida em outubro foi de US$ 221 mil, o mesmo valor de setembro, porém com queda de 3,5% frente ao observado em igual período do ano passado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar de variações negativas de preços na comparação mês-a-mês não serem incomuns, quedas em bases anuais não eram vistas desde a recente forte desaceleração do mercado imobiliário norte-americano.

E a fragilidade dos preços no setor de construção civil daquele país não parece ter vida curta. Analistas especializados no setor afirmaram ao site CNN Money que até o final do ano os preços das moradias devem manter a trajetória de baixa.

Tópicos relacionados