BM&F abre concorrência para emissão de 10 programas de BDR Nível 1

Propostas das instituições depositárias podem ser feitas até 5 de agosto; vencedor será conhecido no dia 12 do mesmo mês

Publicidade

SÃO PAULO – Dez companhias internacionais terão, no próximo mês, ações listadas na BM&F Bovespa. Isso porque a bolsa brasileira abriu nesta quinta-feira (7) o sexto processo de concorrência para selecionar uma instituição depositária autorizada a emitir BDRs (Brazilian Depositary Receipts) Nível I não patrocinados.

O vencedor do processo, que será conhecido em 12 de agosto, poderá lançar 10 programas de BDRs com lastro em ações de emissão de companhia aberta, com sede no exterior. Serão recebidas as propostas das instituições depositárias até o dia 5 de agosto, informou a BM&F Bovespa em nota.

A BM&F Bovespa conta com 20 programas de BDR Nível I Não Patrocinado, sendo as instituições depositárias o Deutsche Bank e a Citibank Corretora. Outros quatro lotes de dez programas devem ser apresentados ao mercado pelo Itaú Unibanco, Banco Bradesco, Citibank e Deutsche Bank.

Continua depois da publicidade

BDR Nível 1 Não Patrocinado
“O BDR Nível I Não Patrocinado é um certificado representativo de valores mobiliários de emissão de companhia aberta, com sede no exterior”, segundo definição da própria BM&F Bovespa. É considerado um investimento no exterior, sendo sua emissão e registro responsabilidade de uma instituição depositária no Brasil, sem ligação com a empresa estrangeira.

Os papéis podem ser negociados por instituições financeiras, fundos de investimento, administradores de carteira e consultores autorizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Investidores pessoa física com menos de R$ 1 milhão em investimentos financeiros, têm acesso à modalidade somente por meio dos fundos.