Balanços contábeis pessimistas proporcionam desvalorização do Nikkei

Resultados de Mitsui e NEC decepcionam analistas; Xangai sobe após fala do presidente chinês apontar crescimento

Equipe InfoMoney

Publicidade


SÃO PAULO – O índice Nikkei fechou em queda nesta sexta-feira (1), afetado por resultados operacionais desfavoráveis.

Em contrapartida, a bolsa de Hong Kong encerrou com variação positiva, enquanto a bolsa da China subiu, liderada pelo setor financeiro.

Resultados desapontam em Tóquio

O banco Sumitomo Mitsui divulgou o balanço contábil de seu primeiro trimestre fiscal, encerrado em 30 de junho. Reportando um lucro líquido de US$ 539 milhões – 51% inferior ao apresentado entre abril e junho de 2007 -, a instituição financeira nipônica culpou a alta inadimplência e as crescentes bancarrotas de construtoras como responsáveis pela queda nos rendimentos.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como resposta, as ações do segundo maior banco japonês caíram 7,7%, enquanto as dos rivais Mizuho e Tokyo Tomin recuaram respectivamente 3,6% e 7,6%, afetadas pelo cenário negativo que ronda o setor financeiro nipônico.

Semelhantemente, os papéis da NEC despencaram 17%, após a maior produtora de computadores pessoais do Japão registrar lucro líquido de US$ 4,5 milhões entre abril em junho deste ano, queda de 50% frente ao registrado no mesmo período do ano passado. Dilatando o pessimismo, diante deste resultado operacional, os analistas do UBS e do Deutsche Bank diminuíram suas recomendações para os ativos da companhia.

Estabilidade em Xangai

Continua depois da publicidade

Do outro lado do mercado, o presidente da China, Hu Jintao, disse em entrevista coletiva que o país necessita manter seu crescimento econômico firme e acelerado. Perante esta garantia governamental, as ações do Merchants Bank subiram 3,6%, revertendo uma queda de 1%, enquanto as do Citic Securities avançaram 4,1%, após terem sofrido recuo anterior de 3,2% na sessão.

Por fim, no mesmo panorama sereno após o discurso da autoridade, os papéis da seguradora Ping An e da construtora China Vanke valorizaram-se em 4,3% e 1,8%, respectivamente. Investidores esperam a volatilidade chinesa desapareça com os iminentes Jogos Olímpicos, pela expectativa de que o evento esportivo estimule o governo a tomar medidas para controlar as negociações em Xangai.

Confira as cotações

O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, encerrou o pregão em baixa de 2,11%, chegando a 13.095 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte queda de 14,46%.

Continua depois da publicidade

Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou alta de 0,58%, enquanto o índice Shangai Composite, da Bolsa de Xangai, subiu 0,94%.


%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Nikkei -2,11 13.095 -1,44 -14,46
Hang Seng +0,58 22.863 +5,34 -17,80
Shangai Composite +0,94 2.802 +5,66 -46,75