Amapá e Maranhão iniciam 2010 no topo da lista de cheques devolvidos

Segundo a Serasa, do total de folhas, 11,93% e 8,72% voltaram nesses estados, ficando acima da média nacional, de 1,85%

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Os consumidores dos estados do Amapá e Maranhão ficaram no topo do ranking dos estados que registraram os maiores índices de inadimplência com cheques em 2009 e começaram 2010 nas mesmas posições, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos referente a janeiro, divulgado nesta sexta-feira (19).

O estudo revela que, nas unidades federativas que aparecem em primeiro e segundo lugares no ranking, o índice de cheques devolvidos entre os compensados chegou a 11,93% e 8,72%, respectivamente.

Por outro lado, o estado de São Paulo vem se mantendo na última posição da lista e, em janeiro, apenas 1,41% do total de cheques emitidos foram devolvidos por falta de fundos.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Acima e abaixo da média
Ao todo, no mês passado, 19 estados e o Distrito Federal tiveram índice de devolução de cheques acima da média nacional, que foi de 1,85%. Em janeiro, a inadimplência com cheques média atingiu o menor nível dos últimos 16 meses. Com a economia do País estabilizada, os consumidores não veem mais no cheque uma alternativa para financiar as compras.

Ficaram abaixo do índice nacional as seguintes localidades: Pernambuco (1,82%), Minas Gerais (1,75%), Paraná (1,75%), Santa Catarina (1,62%), Rio de Janeiro (1,47%) e São Paulo (1,41%).

Por regiões
No mês passado, o Norte continuou sendo a região onde há o maior índice de não-compensação de folhas por insuficiência de fundos: 4,30% dos cheques emitidos foram devolvidos. Em seguida, aparecem Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, de acordo com a tabela abaixo:

Continua depois da publicidade

Porcentual da Cheques Devolvidos
Região Janeiro 2010
Norte 4,30%
Nordeste 3,05%
Centro-Oeste 2,41%
Sul 1,83%
Sudeste 1,51%


Fonte: Serasa Experian