ABN AMRO acredita que euro tem potencial de valorização de até 20%

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Equipe InfoMoney

Publicidade

O banco holandês ABN AMRO informou ontem que acredita que o euro esteja subvalorizado em 20%. A moeda continua registrando quedas e pressionando os mercados europeus.

Hoje o Banco Central Europeu manteve a taxa de juros da zona do euro inalterada em 4,5% e o presidente da instituição, Wim Duisenberg, disse que a taxa de câmbio entre o euro e o dólar só seria relevante para a equipe de política monetária enquanto pressionasse a inflação de forma mais profunda. A afirmação causou ainda mais nervosismo no mercado financeiro, que puxou para baixo as cotações do euro devido a rumores de que a economia da Europa não apresentará bom desempenho neste ano.

A equipe de economistas do ABN AMRO descreveu, em relatório divulgado ontem, que as diferenças de taxas de juros de longo prazo, de fluxo de capital líquido e a relativa previsão de crescimento fraco para a Europa são fatores que vêm influenciando a desvalorização da moeda européia. Por outro lado, o relatório explica que teorias de profissionais experientes definem o euro como subvalorizado em 20% e prevêem que o desempenho das economias da Europa será melhor do que o dos Estados Unidos neste ano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Analistas consultados acreditam que o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) europeu deve ser inferior ao norte-americano. Já a equipe do banco prevê elevação de 2,8% para a zona do euro e 3% para os Estados Unidos. Os economistas do ABN afirmam que há um otimismo exagerado em relação à capacidade de recuperação dos setores produtivos dos Estados Unidos neste ano e esperam que a média de preço da moeda européia em 2000 seja acima de US$ 0,95.

Hoje a moeda operava estável quando comparada ao fechamento de ontem, cotada a US$ 0,8470

Tópicos relacionados