Ação desaba 28% em 1 dia, mas banco diz que está longe de ser oportunidade de compra

A ação perdeu R$ 3,30 do seu valor apenas em um pregão, indo de R$ 11,75 para R$ 8,45; mas, para banco, a queda foi "justa"

Paula Barra

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SÃO PAULO – O sell-off das ações da Arteris (ARTR3) visto recentemente está longe de ser uma oportunidade de compra. Na sexta-feira, as ações da companhia desabaram 28% na Bovespa, mas, para o banco de investimentos Brasil Plural, isso não indica uma oportunidade para entrar no papel. 

Os analitas Rogério Araújo, Italo Ferrara e Lucas Barbosa, que assinam o relatório, explicam que o movimento de sexta-feira ocorreu por conta da revisão da companhia em seu capex (investimentos em bens de capital). A ação perdeu R$ 3,30 do seu valor de fechamento de quinta-feira, indo de R$ 11,75 para R$ 8,45, mas que pôde ser explicado pelo anúncio da empresa, em seu resultado do quarto trimestre, de um incremento na ordem de R$ 1,06 bilhão (26% do valor de mercado da companhia) em seu capex.

Segundo eles, somente esse incremento corresponde, na avaliação do banco, em uma redução de R$ 2,20 no preço-alvo que tinha para a ação da Arteris, que aliado a outros fatores foi cortado de R$ 13,50 para R$ 10,50 para 2015. Além disso, eles comentam que o fraco resultado trimestral e um alto risco de percepção sobre o case de investimentos na companhia podem levar a mais uma redução no preço-alvo das ações ARTR3.

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Por que a companhia decidiu elevar o capex agora?

Para os analistas, a maior parte desse incremento pode ser explicada por erros de cálculo que remontam ao tempo das licitações de concessões federais feitas em 2007, e que não estão sujeitas ao equilíbrio financeiro. Naquela época, a Arteris (ex-OHL Brasil) venceu cinco leilões de concessões federais através de uma licitação agressiva, oferecendo um desconto médio de 52% versos o teto tarifário do governo, enquanto a vice-campeã oferecia um desconto médio de 43%. 

Apesar disso, a administração da empresa afirmou que a empresa vai negociar com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para o equilíbrio financeiro de uma parte (não revelada) do ajuste de investimentos – o que o Brasil Plural ainda segue desconfortável em incluir em sua base de cálculo. 

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No setor de concessões rodoviárias, eles seguem com Ecorodovias (ECOR3) como sua ação preferida, enquanto CCR tem recomendação underweight (desempenho abaixo da média). A recomendação da Arteris é equal weight (desempenho em linha com a média).