4 indícios de que você nunca será um milionário – e como mudar isso

Se tornar milionário não é impossível, mas é preciso que você dedique tempo aos seus estudos

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – O tão esperado dia para se tornar um milionário pode não estar mais longe do que você imagina. Algumas atitudes que fazem parte da sua rotina, porém, podem estar interferindo nessa possibilidade e afastando cada vez mais as suas chances. Alcançar o milhão é muito desejado, mas muito caminho é necessário para alcançar esse patamar. Confira quatro motivos selecionados pelo Entrepreneur que mostram o porquê do seu atraso em ficar milionário e como você pode fazer para contornar isso:

1- Você não entende como o dinheiro funciona

Lidar com dinheiro não é algo tão complexo, mas são poucos os que realmente entendem como o dinheiro funciona. Você pode até culpar a carência de educação financeira nas escolas e na sua casa, mas a responsabilidade de compreender como o dinheiro funciona, como investir, e como fazer para que ele cresça e seja preservado, é toda sua.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os milionários entendem que dinheiro não é algo que é encontrado, ganho ou gerado pelo acaso. Construir riquezas é um dos maiores desafios do mundo, portanto, se você quer ganhar, precisa primeiro entender as regras. Como fazer isso? Comece a estudar.

Primeiro passo para a mudança: Comece a ler diversos livros sobre dinheiro. É importante que você não somente leia, mas que absorva o conhecimento, converse sobre o tema e mais, que compartilhe essas informações com seu cônjuge, família, amigos etc.

2- Você não valoriza a sua educação

Continua depois da publicidade

Você possui um ritmo frenético de trabalho e simplesmente não tem tempo para fazer tudo? Tudo bem, essa é a vida de um empresário e, consequentemente, algumas coisas terão que ser sacrificadas. Provavelmente o que você está sacrificando são os seus estudos contínuos, afetando, desse modo, as suas chances de se tornar um milionário. Apesar de milhares compromissos e negócios, as pessoas ricas nunca param de estudar e você deveria fazer o mesmo.

Primeiro passo para a mudança: Seguindo a lógica da expressão “tempo é dinheiro”, não deixe que janelas vazias do seu cronograma prejudiquem aquilo que é importante para você. Organize a sua rotina, seus horários e reserve momentos para estudos. Somente com uma agenda organizada que prioriza o necessário, que o seu tempo será bem administrado.

3- Você gasta todo o seu salário

O que você está fazendo com o dinheiro que sobra todos os meses?

Você pode usar a desculpa de que o dinheiro não sobra, que o seu salário não é o suficiente ou qualquer outra, mas a verdade é que você está gastando muito dinheiro. Não importa o quanto você ganha, todo mundo vive com a renda que tem. Você pode fazer US$ 2 mil ou US$ 20 mil mensais e ainda assim ficaria sem dinheiro no final do mês.

Alguns milionários optam por uma alternativa saudável: ao invés de aumentarem o custo de vida cada vez que aumentam de renda, eles escolhem direcionar esse dinheiro extra para investimentos, como os seus próprios negócios, o mercado de ações, o mercado imobiliário ou outros ativos, de modo a fazer com que o dinheiro trabalhe por eles.

Primeiro passo para a mudança: Pegue um extrato da sua conta bancária dos últimos três meses e descubra para onde foi cada centavo, organizando a lista e separando por categorias. Crie então, um orçamento sólido para o seu futuro visando seus objetivos imediatos e os a longo prazo.

4- Você não acumula ativos

Um emprego nunca lhe fará rico, nem mesmo guardar todo o seu dinheiro em um cofrinho de cerâmica. Como você pode construir uma grande riqueza então? Comece a acumular ativos. Estes podem ser um negócio lucrativo, uma carteira de investimentos que está se tornando mais rentável ou um investimento inteligente no mercado imobiliário.

O seu carro não é um ativo, nem o seu aparelho eletrônico de última geração. Até a sua casa pode não ser considerada um ativo. Pare de acumular aquilo que não lhe trará renda e comece a acumular coisas que trarão dinheiro a longo prazo.

Primeiro passo para a mudança: Faça uma lista dos ativos na sua vida, bem como seus valores atuais. Crie também um plano mais detalhado para que você adquira outros ativos e consiga se comprometer a gastar menos com o que não será rentável.