“Ação da Fibria virou um call de renda fixa”, diz analista; veja por quê

O mercado percebeu rapidamente essa perda de atratividade de Fibria e derrubou os papéis em 11% após o anúncio do negócio, enquanto os papéis de Suzano dispararam 27%

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Após a fusão que culminará no nascimento da maior produtora de celulose do mundo, Fibria (FIBR3) e Suzano (SUZB3) têm percorrido caminhos distintos na Bolsa desde então. Nos dois últimos pregões, os papéis da Fibria desabaram 11% enquanto as ações da Suzano saltaram impressionantes 27% no mesmo período. Ao mesmo tempo em que a segunda empresa continua sendo a preferida dos analistas, a primeira ganhou o status de “call de renda fixa”, na avaliação do BTG Pactual.

“A Fibria agora passou a ser um call de renda fixa”, escreveu o BTG em relatório enviado aos clientes nesta terça-feira (20). O motivo está na forma como foi fechada a fusão: para cada 1 ação FIBR3 que o investidor deter, ele receberá 0,4611 ação SUZB3 mais uma parcela em dinheiro de R$ 52,50 (corrigido pelo CDI até o dia da conclusão do negócio). Como neste momento 0,4611 SUZB está na faixa de R$ 14,00, quem tem uma ação da Fibria hoje na verdade possui cerca de 20% de uma empresa de celulose e os 80% restantes em uma aplicação de renda fixa com retorno de 100% do CDI – o que vale a pena ser dito, é um baixo retorno no universo da renda fixa, onde você facilmente consegue retornos de 120% do CDI via CDBs de bancos médios.

Por isso, a percepção do mercado para a Fibria daqui para frente será de uma empresa com risco menor, mas que consequentemente deverá entregar rendimentos mais baixos. “Para o gestor de recursos que quer se posicionar no mercado de papel e celulose, ou ele compra Suzano ou ele terá que se alavancar muito em Fibria para manter a mesma exposição”, explicou ao InfoMoney o analista de um fundo de investimentos, em análise especial publicada na última segunda-feira (clique aqui para ler a análise completa). 

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O BTG analisa ainda que, embora a diferença de preços entre as ações de Fibria e Suzano possa gerar arbitragens (que são operações com retornos pequenos mas baixíssimo nível de risco), a vantagem a favor da Fibria não compensa o risco do trade. 

As ações da Suzano tiveram recomendação aberta aos assinantes da Carteira InfoMoney Premium e já entregaram retorno de 7% em apenas um dia. Para receber essa e outras recomendações da InfoMoney em tempo real, clique aqui e faça parte do grupo de assinantes.