Receita Federal simplifica abertura e baixa de CNPJ

Convênio permitirá que as mudanças sejam concluídas diretamente pelos cartórios

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – A Receita Federal e o IRTDP (Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil) assinaram um acordo integração cadastral que simplifica a abertura e baixa do CNPJ, derrubando algumas barreiras burocráticas.

A partir de agora as solicitações de inscrição, alteração e baixa, no âmbito do CNPJ, poderão ser analisadas e deferidas diretamente pelos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, sem que o contribuinte necessite deslocar-se para o atendimento da Receita Federal.

Desta forma, o CNPJ poderá ser emitido, alterado e baixado concomitantemente com o registro do respectivo ato no cartório, assim como já ocorre com os atos sujeitos a registro nas Juntas Comerciais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A expectativa é que a partir do próximo mês diversos cartórios em vários Estados já estejam prontos para se conectarem por meio da REDESIM (Registro e Legalização
de Empresários e Pessoas Jurídicas) e prestarem esse serviço às diversas pessoas jurídicas no País.