Grife brasileira é acusada de fazer apologia ao nazismo em nova coleção

Após críticas, a Lança Perfume retirou as imagens da coleção de seu site e redes sociais e deixou de vender a coleção  

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A grife brasileira Lança Perfume está sendo acusada de fazer apologia ao nazismo em sua nova coleção, anunciada nas redes sociais da marca nesta semana. Com o nome “Berlin Lab Collection”, a marca diz que ela tem inspirações no militarismo da Alemanha na década de 1940, contexto da Segunda Guerra Mundial.

Internautas criticaram ferozmente a marca nas redes sociais, afirmando que as peças fazem referências ao nazismo. “Quando você acha que não pode ficar pior, a Lança Perfume solta uma coleção com o tema ‘Berlim: segunda guerra mundial’. Já estava ruim por aí, mas aí você olha as roupas e acha referências ao nazismo”, escreveu uma usuária do Twitter.

Um dos motivos que levaram às críticas foi, por exemplo, a presença da Cruz de Ferro – símbolo usado por oficiais nazistas, muitas vezes ao lado da suástica – em diversas peças.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A marca acabou retirando a coleção de seu site, onde já estava à venda, além de ter apagado as imagens da coleção de seu Instagram e demais redes sociais. Ela também pediu desculpas aos consumidores, afirmando que a coleção não faz referências ao regime nazista e que a cruz de ferro é um símbolo usado antes mesmo de o regime ser instaurado. Uma nota de esclarecimento chegou a ser publicada no Facebook da marca, mas foi apagada.

O InfoMoney procurou a marca para obter um posicionamento sobre a coleção, e recebeu o seguinte comunicado como resposta: 

“Diante das manifestações negativas relacionadas à cápsula LAB Collection da coleção de Inverno 2018 da Lança Perfume – Uma Noite em Berlim -, a marca comunica oficialmente a exclusão dos conteúdos divulgados, bem como dá início à retirada das peças em questão de circulação, em seus canais de venda.

Continua depois da publicidade

A marca reforça, mais uma vez, que não houve intenção de agredir ou apoiar qualquer movimento repressor ou radical. A associação negativa e o sentimento gerado, porém, são suficientes para que a Lança Perfume opte por dar início a tais procedimentos, em respeito aos seguidores, consumidores e público em geral que, de alguma forma, se sentiram ofendidos com a abordagem do tema. A Lança Perfume lamenta o ocorrido e enfatiza seu repúdio a qualquer movimento de natureza fascista”.

Confira as peças que estavam à venda na coleção:

lança_perfume2

lança_perfume_3