Metrô do Rio de Janeiro cria polêmica com campanha acusada de racismo

Redes sociais debateram a imagem, que será retirada da estação  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Uma campanha da Linha 4 do metrô no Rio de Janeiro gerou polêmica nas redes sociais. Algumas pessoas acusaram a campanha de racismo subliminar ao mostrar um casal negro e um branco com a mensagem “conectando o Rio de ponta a ponta”.

“O @metro_rio conectando os negros aos brancos. O morro ao Leblon. As empregadas aos aptos das madames. Triste! Precisamos vencer o #racismo.”, escreveu um usuário no Twitter. “Que vergonha. Infeliz demais essa propaganda claramente racista”, disse outra.

“Conexão com o #Racismo institucional do cotidiano! Esse é o Rio da vergonha. #Brasil #RiodeJaneiro”, escreveu mais um usuário no Twitter.  

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por outro lado, há pessoas que dizem não ter visto viés negativo na imagem. “Chatisse, racismo seria ofender alguem por sua raça, onde tem ofensa nisso? Pelo amor de Deus, se toca”, escreveu um defensor.

Após toda a repercussão, a concessionária disse ser contrária “à qualquer forma de discriminação” e anunciou que a peça publicitária será retirada da estação em questão “em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas”.  

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney